Cidadeverde.com

Maior urgência pública de Teresina, HUT completa 13 anos de história

Imprimir

Fotos: HUT/Ascom


O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT), completa 13 anos de existência nesta quarta-feira (05). A maior urgência e emergência pública vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS), vem aprimorando os processos de qualidade e segurança do paciente para se tornar referência em assistência e gestão pública de saúde no Norte-Nordeste.O Hospital foi inaugurado em 2008 para atender vitimas de traumas e mal súbito agudo, com o fechamento do pronto socorro do Hospital Getúlio Vargas (HGV), todas as emergências eram encaminhadas para o HUT.

A enfermeira Silvia Alcântara lembra que nos primeiros anos o cenário era de superlotação, logo na entrada haviam macas enfileiradas com pacientes sem identificação. A servidora que assumiu a coordenação de enfermagem de uma das UTIs do Hospital enfatiza que a realidade agora é outra: “Não há mais pacientes em macas nos corredores, atualmente existe a regulação de leitos que permite controlar a entrada e uma assistência mais adequada. Nesse ano passamos a definir e implantar protocolos de atendimento, envolvendo toda a equipe multidisciplinar e isso faz toda diferença na qualidade da assistência, no giro de leitos e em tempos de escassez, até no uso consciente dos insumos”. Explicou.

Atendimento acolhedor e afetivo é uma das marcas dos novos tempos no HUT, a Ouvidoria do Hospital vem recebendo elogios, caso da paciente Ivone Gomes que precisou ser internada e passou alguns dias em coma. “Sou muito grata a Deus e toda equipe de médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, nutricionista e zeladores que ajudaram a salvar minha vida, sempre tinham uma palavra de fé, conforto e esperança e me fizeram renascer no HUT”.

Ao longo do tempo a busca pela qualidade se solidificou. Sempre tendo como base os valores de cuidado e compromisso com a sociedade. Fábio Marcos de Sousa, diretor geral do HUT enfatizou o engajamento dos servidores na concretização das ações propostas pela direção: “Esse atendimento que todos prestam aos nossos pacientes é o que estimula a tornarmos cada vez mais eficiente, pois aqui elas são muito bem tratadas e cuidadas”. 

Enfrentamento à Covid

Em Março desse ano, para reforçar a assistência durante o pico da pandemia do novo coronavírus, o HUT adaptou seu pronto atendimento com UTIs e enfermarias à disposição dos pacientes mais graves acometidos pelo vírus, em alguns momentos zerando a fila de espera por leitos clínicos e intensivos da capital. A unidade hospitalar também se destacou por capacitar profissionais de saúde de toda a rede municipal para o enfrentamento à doença e pelo projeto “Oxigênio (02) no alvo” de uso adequado e consciente do O2 hospitalar que foi reproduzido em unidades de saúde até fora do Piauí.

Salvando Vidas

Desde sua fundação, o HUT já realizou mais de 856.245 atendimentos e reúne grande leque de serviços especializados em Ortopedia, Traumatologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Vascular, Urologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Plástica restauradora, Unidades de Terapia Intensiva, Tratamento de Queimados, Laboratório, Hemodiálise entre outros.

Para celebrar o 13º aniversário a programação contou com uma celebração ecumênica realizada pelo padre Raimundo Luzia, seguido do tradicional corte do bolo de aniversário e contou com a participação do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa e Samara Conceição (primeira dama); o presidente da FMS Gilberto Albuquerque; vereador e médico Leonardo Eulálio; diretoria atual e servidores do HUT. A cerimônia seguiu as orientações das autoridades sanitárias, sem aglomeração, com distanciamento e uso de máscara.

Gilberto Albuquerque e o prefeito Doutor Pessoa ressaltaram que o HUT é uma escola, “hoje boa parte da gestão da prefeitura é formada por pessoas que trabalharam aqui, não somente na área da saúde, mas na gestão municipal como um todo”.

Atualmente, o HUT conta com mais de 2.500 profissionais, sendo a maior unidade pública de saúde do Estado no atendimento de urgência e emergência 24 horas.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais