Cidadeverde.com

Hospital Getúlio Vargas inaugura serviço de cirurgias cardíacas neste sábado

Imprimir

 

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa a contar a partir deste final de semana com um  centro cirúrgico específico para cirurgias do coração. O novo espaço deve ajudar a atender a demanda por esse tipo de procedimento na capital. 

De acordo com o diretor geral do HGV, Osvaldo Mendes, o primeiro procedimento na nova estrutura já acontece neste sábado e a implantação dos serviços deve acontecer de forma gradativa. 

"Existe uma fila imensa. A cirurgia cardíaca, hoje, é uma demanda enorme aqui no nosso estado, porque só temos o Hospital Universitário e o Hospital São Paulo fazendo essas cirurgias pelo SUS. Agora, o HGV  vai ser o primeiro hospital da rede estadual que vai iniciar essas cirurgias. É um esforço enorme de uma grande quantidade de pessoas", destacou o diretor geral. 

A Secretaria de Estado da Saúde já definiu o fluxo de atendimentos para o novo centro cirúrgico. 

"A  gente já está construindo o fluxo junto à Sesapi. O paciente que tiver um problema cardíaco vai ser atendido inicialmente o HUT. Lá ele é estabilizado e será encaminhado, ou para o HGV, ou para o Hospital Universitário, ou para o Hospital São Paulo. Iniciaremos fazendo a cirurgia de revascularização do miocárdio, depois de válvulas cardíacas. Vamos crescer aos poucos. A demanda é enorme e estamos nos estruturando para ter muito sucesso", explicou Osvaldo Mendes. 

Além do centro cirúrgico, o novo setor de cirurgias cardíacas do HGV também deve contar com 10 leitos Unidade de Terapia Intensiva. 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais