Cidadeverde.com

Chef piauiense participa do reality Mestre do Sabor

Imprimir

Aos 11 anos de idade ele já preparava o lanche da irmã e fazia das panelas de sua mãe um laboratório de pesquisas culinárias. Hoje, aos 29 anos, chefe de cozinha e empreendedor no setor de gastronomia, o piauiense Herschel Veras participou do reality Mestre do Sabor, da Rede Globo, que começou nesta quinta-feira, 6 de maio.
 

Natural de Teresina, capital do Piauí, Herschel afirma que participar do Mestre do Sabor é o reconhecimento de 10 anos de trabalho duro na gastronomia e do esforço em conciliar seu tempo para cursar a academia. “Passei por muitos problemas, inclusive o de desistir várias vezes do curso dos meus sonhos para poder trabalhar”, afirma. 

O Chef Herschel começou sua vida profissional muito cedo. Aos 19 anos abriu um restaurante bem frequentado na capital, o “Cebola e Salsa”, que, segundo ele, era super jovem, atual e estava sempre lotado. Também foi dono do bar “Santo Libre”, especializado em comida brasileira. 

“Foram dois projetos dos quais me orgulho, mas é preciso muita força para liderar uma equipe de cozinha e muito mais força para liderar um negócio completo”, desabafa ele, que decidiu pôr fim aos negócios e voltar novamente aos estudos. 

Foi então que Herschel decidiu investir tempo na conclusão do Curso de Gastronomia no Centro Universitário UniFacid, onde aprimorou seus conhecimentos e marcou uma nova etapa em sua vida profissional. “A estrutura de laboratório internacional, o corpo docente e a facilidade de conseguir colocar minha criatividade em prática era o que faltava para ter uma visão profissional mais técnica e apurada”, conta. 

Ele cita com carinho a Professora Thalita Yanomany, que lhe deu a oportunidade de fazer uma apresentação no Sebrae sobre técnicas inovadoras na gastronomia. “Ela confiou muito em mim ao me escolher para representar o Centro Universitário no evento. Acho que ela nem sabe, mas aquele dia mudou a minha vida e foi o momento no qual, verdadeiramente começou”, relata, emocionado. 

A professora Thalita Yanomany também não deixa de elogiar Herschel. “Ele sempre se mostrou um aluno aplicado, que gostava de estudar. Ele fazia pesquisas sobre pratos, chefes, culturas e sempre foi muito participativo. Com as aulas práticas, percebemos que tinha talento e perfil para ser um grande chefe. Ele simplesmente ama gastronomia”, afirma Thalita. 

Segredos de um bom Chef de Cozinha
Indicado ao importante prêmio Nacional Dolmã Piauí e empresário do setor com um restaurante especializado em comida italiana, Herschel já se prepara para abrir uma filial em Fortaleza, no Ceará. 

Segundo ele, para ser bom um bom chef, o segredo é o mesmo para ser um bom ser humano: “Você precisa ser atencioso, respeitar as pessoas que trabalham contigo, ser compreensivo e ter uma liderança mais horizontal. É importante dar a possibilidade de elas participarem e compartilharem conhecimento”, afirma. Herschel Veras revelou que gosta muito da comida piauiense, bem temperada, de paçoca de pilão e é apaixonado por massas e pela cozinha clássica francesa.

Convite e Seleção para o Programa
Herschel foi convidado pela produção do programa ainda no ano passado, mas teve de guardar esse segredo até agora, porque, segundo ele, foi um processo muito longo e delicado, de muita ansiedade, até conseguir ser aprovado. Herschel participou de uma seleção com 3000 candidatos. “Apesar de não avançar para a próxima fase, o fato de ter participado do Mestre do Sabor já foi uma grande vitória, pela visibilidade e reconhecimento ao meu trabalho. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais