Cidadeverde.com

Após protesto, UFPI anuncia retorno de atividades práticas do curso de Odontologia

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou nesta segunda-feira (31) a retomada das atividades práticas em três laboratórios do curso de Odontologia, que estavam interrompidas desde o ano passado por causa da pandemia da Covid-19.

A reabertura dos laboratórios é uma demanda dos estudantes do curso, que realizaram diversas manifestações nos últimos meses. A  reabertura da clínica odontológica, outra cobrança dos estudantes, deve acontecer somente em agosto. Um dos estudantes chegou a acampar nas dependências da UFPI como forma de chamar atenção para as reivindicações. 

De acordo com informações publicadas no site da instituição, o retorno das atividades práticas foi confirmado na última sexta-feira, após reunião de integrantes do Centro de Ciências da Saúde com a administração superior da Universidade. 

“O cronograma está dentro do que foi planejado e assegura a oferta de todas as disciplinas programadas para este período”, afirmou o vice-reitor Viriato Campelo, que é presidente do Comitê de Gestão de Crise (CGC), órgão que oferece orientação à administração superior a respeito do cenário da pandemia.

A coordenadora do Curso de Odontologia da UFPI, Karla Rovaris, explica que todos os cuidados foram adotados para que o retorno das práticas atenda às exigências de distanciamento e resguarde a saúde de professores, servidores e alunos. Ela lembra que a retomada das atividades práticas está de acordo com a decisão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) e em consonância com as orientações do CGC.

Clínicas voltam em agosto 

Ainda de acordo com o vice-reitor, Viriato Campelo, a retomada das clínicas odontológicas da UFPI deve acontecer somente em agosto. O serviço, aberto à comunidade, atende pacientes de baixa renda que não possuem condições de pagar por um tratamento odontológico. “O planejamento está sendo cumprido integralmente, com o devido respeito aos cuidados sanitários”, disse o vice-reitor. 

Estudante diz que vai continuar acampado 

Apesar do anúncio da retomada das atividades presenciais, o estudante do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí, Pedro Ilo Rebelo, que está acampado na instituição desde a semana passada, afirmou que vai manter o protesto. Ele diz que vê com bons olhos a reabertura dos laboratórios, mas cobra a vacinação de estudantes e servidores do curso, bem como a reabertura e retomada dos atendimentos na clínica odontológica da UFPI. 

"Eu pretendo continuar. No dia que começar o primeiro atendimento, eu levanto e vou embora", disse. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Ainda de acordo com Pedro Ilo, alguns pacientes tiveram o tratamento interrompido durante a pandemia, por causa do fechamento das atividades da clínica odontológica."Tem paciente que está há três anos fazendo tratamento aqui e a pandemia paralisou o tratamento deles no meio. Eles não conseguem pagar. A gente faz tratamentos complexo, que o SUS não vai fazer", disse. 

 

 


Natanael Souza (Com informações da UFPI)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais