Cidadeverde.com

Piauí vai receber mais 96 mil vacinas e FMS acredita em distribuição regular

Imprimir

Atualizada às 9h

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou que o Piauí deve receber, na tarde desta quarta-feira (02), novo lote com 86.750 doses da vacina AstraZeneca. “Assim que chegarem, os imunizantes serão imediatamente encaminhados aos nossos municípios”. Também há previsão de chegar mais 9.360 doses da Pfizer na tarde de quinta-feira (03).

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, acredita que a distribuição de vacinas contra a Covid-19 entrou na regularidade semanal de distribuição. No momento, Teresina vacina as primeiras doses de professores, aeroviários e do público prioritário com comorbidades, além das segundas doses. Atualmente, a vacina acontece por agendamento pelo site da FMS, que abre todos os dias às 18 horas. 

“Entrou em um período de regularidade. Semanalmente, nós estamos recebendo doses de vacina, muitas vezes de mais de uma marca porque nós temos segundas doses pendentes. As segundas doses estão chegando conforme a necessidade. As primeiras doses estão vindo semanalmente parece que, até que enfim, entrou na regularidade essa distribuição de vacina”. 

Gilberto Albuquerque comenta que ainda falta, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pouco mais de 30 mil pessoas do grupo prioritário. 

“A previsão pelo IBGE é de que esse público prioritário seja 78 mil pessoas. Nós já vacinamos mais de 40 mil.  Então, nós temos ainda pouco mais de 30 mil pessoas nesse grupo prioritário. Pela velocidade que está a chegada das vacinas, nós deveremos ter três semanas ainda para concluir esse grupo. Começamos a vacinar também os professores, tudo indica que a gente chegue na faixa de 45 anos de professores”.

Cadastro 

“O site abre todos os dias às 18h. Com as vagas existentes não para o dia seguinte, mas para outro dia. Exemplo: hoje vai abrir 18h para sexta e sábado. Ele só cadastra para dois dias na frente. Se alguém está esperando há 15 dias, não é verdade, porque o site não agenda para tanto tempo. Ele só agenda para dois a frente. Nós só abrimos vagas quando a vacina está garantida na geladeira. Se você tentar, o site não conclui o agendamento enquanto não houver doses disponíveis para você. A conduta: tentar todo dia nesse horário até que a gente tenha número de doses o suficiente. Antes, o site abria a qualquer hora, então você tinha que passar o dia no computador esperando a hora de abrir. Agora, nós definimos que será todo o dia às 18h”. 

VACINAS 
 

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que "receberá do Ministério da Saúde, 96.110 doses de vacinas contra a Covid-19. As 86.750 vacinas da AstraZeneca/FioCruz chegam na tarde desta quarta-feira(02), às 15h35, já os 9.360 imunizantes da Pfizer estão com a previsão de chegada para a tarde de quinta-feira(03), no Aeroporto Petrônio Portela". 

“Na última semana enviamos doses de vacinas, da nossa reserva técnica de segurança, para que os municípios do Piauí pudessem iniciar a vacinação dos trabalhadores da Educação, após aprovação pela Comissão Intergestora Bipartide. Muitas cidades já começaram a vacinar e com essa remessa do ministério, contemplando este grupo, vamos poder acelerar com a vacinação da categoria”, lembra Florentino Neto. 

O público contemplado, no 23º lote de distribuição, com as vacinas da AstraZeneca/FioCruz são: 16,7% do grupo de pessoas com comorbidades e deficiência permanente e 20% do público Trabalhadores da Educação do Ensino Básico, todos para a primeira dose. 

Já as 9.360 vacinas da Pfizer serão destinadas à vacinação de 2% do grupo de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e púberperas com comorbidades e 10 % dos trabalhadores de transporte aéreo. 

Até a 23º remessas de vacinas contra a Covid-19 o Ministério da Saúde não repassou imunizantes para o início da vacinação da população de 18 a 59 não contempladas nos demais grupos prioritários.

Fonte: Sesapi

 


Foto: Roberta Aline 

 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais