Cidadeverde.com

Seis unidades da FMS fazem atendimento psiquiátrico; veja

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina conta ampliou para  partir de agora com seis unidades de saúde com atendimento ambulatorial em psiquiatria: Hospital do Dirceu, Hospital do Parque Piauí, Hospital do Promorar, Hospital Lineu Araújo, Hospital do Satélite, Hospital da Primavera. De janeiro a maio de 2021, a FMS realizou 1.024 atendimentos psiquiátricos e 2.261 atendimentos psicológicos na rede. 

Para ter acesso ao serviço a população precisa primeiro ser atendida em uma Unidade Básica de Saúde, pelo médico da família, que encaminhará a demanda para o setor de marcação de consultas da unidade. Frente a um cenário de pandemia, os profissionais de saúde se preocupam que uma epidemia paralela afete a saúde mental da população brasileira. 

“Os sete Centros de Atenção Psicossocial também estão aptos a fazerem os devidos encaminhamentos para atendimentos psiquiátricos na rede ambulatorial para aqueles pacientes que não tem perfil de CAPS. Pois os CAPS atendem pacientes com transtorno mental grave e persistente, já a rede ambulatorial atende casos de transtorno mental moderado”, explica Isabel Karine, gerente de saúde mental da capital. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo. E, para profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho - um impulsor - de transtornos de humor.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais