Cidadeverde.com

Especialista explica sequelas na pele após infecção de Covid

Imprimir

Foto:Ascom

Manchas, vermelhidão, bolhas e urticárias podem ser reações consequentes de Covid-19 na pele. Além dos sintomas já popularizados da Covid-19, como a tosse, febre e perda de olfato e paladar, a doença tem outros tipos de manifestação no corpo e de diversas formas. Segundo análise de estudos científicos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os problemas dermatológicos aparecem em cerca de 6% a 10% dos casos de pacientes acometidos pelo vírus.

A Covid é uma doença extremamente inflamatória, que estimula bastante o sistema imunológico dos indivíduos atingidos. Por conta disso, causa inflamação intensa, provocando a formação de trombos e obstrução das artérias. As consequências podem levar à inflamação do pulmão, cérebro, do rim e da pele. O dermatologista Lauro Rodolpho explica as reações que podem acometer aos pacientes.

“Há casos de aparecimento de manchas vermelhas na pele, outros com surgimento de bolinhas que rompem e provocam lesões crostosas. A doença simula várias outras viroses, algumas vezes parece uma catapora e outras com semelhança a reações do Zyka vírus, quando a pessoa fica toda vermelha. A pele é um dos órgãos mais atingidos pela Covid e são inúmeras as reações desencadeadas por essa doença, inclusive existem casos relatados de que ela se manifesta só na pele, com pouquíssimos sintomas sistêmicos”, informa.

Em Teresina, recentemente, um homem apresentou fortes reações dermatológicas no corpo após ser diagnosticado com Covid-19 e tomado medicamentos do chamado kit Covid. Lauro Rodolpho esclarece o que pode ter provocado as reações na pele do indivíduo.

“Em relação a esse caso, não dá para afirmar se foram as medicações que desencadearam as reações no corpo ou uma reação pós-viral. Temos visto com muita frequência que o vírus tem provocado diversas reações na pele, principalmente urticárias (placas com vergões), como se fosse atingido por um cansanção e fica espalhado por toda a pele. Também muita reação bolhosa, como o caso desse paciente. Destacamos que mesmo para pessoas que não tomaram o Kit Covid, também desenvolveram reações como essa. São chamadas reações pós-virais”, destaca o especialista.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: pelecovid