Cidadeverde.com
Geral

Programa Guarda Mirim será implantado nas escolas municipais de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom Semec

Valorizar os ideais de cidadania e civismo na formação de jovens, buscando completar a formação escolar com atividades de conscientização ambiental, culturais, pedagógicas, além de práticas esportivas e sociorecreativas. Este é o objetivo do Programa Educacional Guarda Mirim de Teresina, idealizado pela Guarda Civil Metropolitana da capital em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e outros órgãos, como Ministério Público, Associações de Moradores e Conselho Tutelar.

“O lançamento vai ocorrer no dia 06 de agosto e inicialmente será implantado na Escola Municipal Conselheiro Saraiva, localizado no Povoado Boa Hora, na zona rural de Teresina. Irá atender 40 alunos que terão aulas de Noções de informática, Prevenção e combate ao uso de drogas, Ética e Cidadania, entre outras temáticas voltadas à civilidade”, explica o secretário executivo de ensino, Kleytton dos Santos.

As aulas irão acontecer no contraturno escolar, voltadas a alunos de 9 a 15 anos de idade que apresentam alto índice de vulnerabilidade social. O intuito é torna-los multiplicadores de ideias de segurança e convivência social, dando-lhes a oportunidade de visão crítica e consciente da sociedade.

“Eu acredito fortemente que o projeto será um sucesso. Todas as pessoas envolvidas estão bastante empolgadas, desde os agentes da Guarda Civil, o diretor da Escola Municipal Conselheiro Saraiva, Israel Costa, além dos próprios alunos. Com o tempo, a tendência é que o projeto se estendas para outras escolas de Teresina”, afirma o Coronel Nixon Frota, coordenador municipal de Segurança de Teresina.

 

[email protected]

Imprimir