Cidadeverde.com

Em encontro com Elmano Férrer, ministra destaca expansão do agronegócio do Piauí

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O senador Elmano Férrer (PP/PI) e a ministra Tereza Cristina (Agricultura) exaltaram o agronegócio piauiense, durante um encontro em Brasília, nesta terça, na sede do Ministério. O parlamentar piauiense, que tem trabalhado muito pela ampliação das infraestruturas viária e logística na região dos cerrados, no sul do estado, ouviu muitos elogios da ministra em relação ao desempenho do nosso agronegócio, que registra safras recordes a cada ano e responde por mais de 90% das exportações do estado.

Tereza Cristina destacou a expansão da área cultivada, o uso de alta tecnologia e o aumento da produtividade nos cerrados piauienses. “O que a gente vê hoje no sul do Piaui é uma agricultura moderna, sustentável e com alta produtividade", observa a ministra. Ela também ressaltou a importância do setor para a economia do estado e, em especial, para a geração de emprego e renda. “A expansão do agronegócio tem um grande impacto no PIB do Piauí e abre um horizonte para o desenvolvimento mais acelerado do estado", avalia a ministra, que, neste encontro com Elmano, anunciou que visitará os cerrados piauienses em setembro.

Já o senador Elmano Férrer enfatizou que o agronegócio é o motor da retomada econômica, com crescimento bem mais acelerado do que os outros setores da economia. “Conforme o IBGE, o PIB nacional cresceu 1,2% no primeiro trimestre deste ano, enquanto a expansão do agronegócio, no mesmo período, foi de 5,7%. Em relação ao Piauí, tem um levantamento realizado pela MB Associados mostrando que o PIB do estado, em 2021, deve registrar o quarto maior crescimento no país. E isso é graças ao nosso agronegócio”, comemora Elmano.

Mas, o senador observa que o agronegócio do estado ainda enfrenta muitos gargalos, como a carência de estradas e o baixo fornecimento de energia. “Felizmente, avançamos muito nos últimos dois anos, com a realização de grandes obras federais de infraestrutura, incluindo o alargamento da BR-135, nossa 'Rodovia da Soja'; a construção e modernização de outras BRs; e a inauguração da ponte de Santa Filomena. Agora, em parceria com o senador Ciro Nogueira, estamos viabilizando a construção de uma segunda ponte sobre o rio Parnaíba na região dos cerrados”, informa.

Soja e milho
O Piauí é 11º maior produtor de grãos do país e o 3º maior do Nordeste, atrás da Bahia e do Maranhão. A safra 2020/2021 registra um novo recorde, com mais de 5,2 milhões de toneladas de grãos, em uma área plantada superior a 800 mil hectares. O principal produto do agronegócio piauiense é a soja, com cerca de 2,8 milhões de toneladas colhidas. Em seguida vem o milho, com cerca de 1,6 milhões de toneladas. Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus e Santa Filomena são os maiores produtores de grãos do estado.

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: