Cidadeverde.com

Governadores defendem compra da Sputnik para ampliar vacinação

Imprimir

Foto: Ascom/Consórcio Nordeste

O secretário Governo, Osmar Junior, afirma que os governadores defendem a importância da vacina  Sputnik como forma de ampliação do plano nacional de imunização. Os governadores entendem que o Brasil precisa chegar a 75% da população vacinada para voltar à normalidade.

Segundo Osmar, só a vacina pode levar a redução brusca das mortes.

"O governador Wellington Dias está em viagem para Recife e participa de reuniões com Agência Francesa de Desenvolvimento e outros governadores e deve tratar dessa questão.  Exatamente porque continuam defendendo a necessidade  da aplicação de oferta de vacina. Hoje, estamos com uma parcela considerável da população  vacinada, mas ainda estamos longe de atingir o número ideal para superar a pandemia. Enquanto não tivermos algo em torno de 75% da população vacinada, imunizada com as duas doses. Enquanto não tivermos alcançado esse número, não teremos superado a pandemia. Levando em consideração o que acontece na Europa e nos Estados Unidos, que já ultrapassaram a casa dos 50% e mesmo assim o número de casos continua elevado. Ainda bem que o número de mortes é bem reduzido. Mas o número de casos ainda é elevado. O governador já afirmou a necessidade do cuidado do plano nacional de imunização com novas vacinas para atingir a totalidade da população ", destaca.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O secretário de Governo diz ainda que a decisão  do Ministério da Saúde de suspender a importação da vacina Russa não suspende o contrato já firmado pelos governadores. 

"A princípio, não [suspende]. O contrato dos estados está feito. O que o ministério diz é que vai retirar o contrato de 10 milhões de doses que o próprio ministério adquiriu. Os estados têm um contrato de aquisição.  Os governadores querem que o plano de imunização  seja efetivado. É uma responsabilidade  do governo federal", disse.

Osmar Júnior destaca que é de responsabilidade do governo federal a compra de vacinas para o país.

"Tem quem diga que os governadores não compraram uma vacina. Me pergunto com que interesse se diz isso. No Brasil é exclusiva do governo federal a responsabilidade pela aquisição de vacinas. Ainda bem. Se não é  isso, São Paulo estaria com sua população toda vacinada. Não está  porque as doses do Butantã tiveram que ir para  o plano. É uma conquista do povo brasileiro ", destaca.

 


Flash Lídia Britto
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais