Cidadeverde.com

Em reunião com EUA, governadores prometem plantar 45 milhões de árvores

Imprimir

Fotos: Divulgação/CCom

Governadores de sete estados se reuniram com o enviado especial do Estados Unidos para o clima, John Kerry, para solicitar recursos para projetos ambientais com o intuito de combater as mudanças climáticas.

A conferência foi virtual e em inglês, com tradução simultânea. Participaram os governadores Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, Reinaldo Azambuja (MS), Eduardo Leite (RS), Renato Casagrande (ES), João Doria (SP), Flávio Dino (MA), e Helder Barbalho (PA), representando as cinco regiões do país. 

Entre as ações para o combate as mudanças climáticas está o compromisso dos estados do Nordeste de plantar 45 milhões de árvores para reduz os efeitos estufa. A reunião ocorreu por videoconferência com John Kerry, político que trabalhou com ex-presidente Barack Obama e auxilia o presidente Joe Biden nas questões do clima. 

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, apresentou aos EUA a proposta em parceria com outros noves estados para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e outros danos que impactam nas mudanças climáticas.  

Durante a reunião, ficou estabelecido o compromisso dos estados nordestinos em frear o desmatamento ilegal com uso de sistemas de monitoramento e recursos humanos especializados, a estruturação de cinco unidades de conservação em cada estado, totalizando 45 áreas protegidas com as famílias inseridas nestes perímetros participando ativamente das ações.

“No Nordeste a nossa meta no projeto apresentado é coleta de sementes de plantas nativas por famílias que vivem em áreas de preservação, para plantação de 45 milhões de árvores. Assim teremos condições de ampliar a captura de CO2”, explicou Wellington Dias.

A proposta apresentada, que se baseia no combate ao desmatamento, educação ambiental e reflorestamento, prevê ainda o projeto Ativos Verdes do Brasil que busca a recuperação de florestas em todos os biomas, entre eles Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Segundo cálculo de especialistas, o reflorestamento proposto possibilita a captura anual de 285 mil toneladas de CO2 da atmosfera.

O governo americano, que recebeu bem a proposta, indicou um representante para dialogar com os secretários estaduais de meio ambiente e formatar os projetos a serem implementados.

A carteira de projetos apresentada pelas cinco regiões do Brasil solicita um investimento de US$ 300 milhões, equivalente a R$ 1,5 bilhão. O recurso deve ser viabilizado em articulação com o governo americano e outros órgãos internacionais.

“Vamos agregar estas propostas em outras maiores, passando para os Estados Unidos a ideia de união, articulação com os estados. Temos um fórum de secretários de meio-ambiente e desde o início a equipe de John Kerry está recebendo bem o que apresentamos”, avaliou secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro.

 

 

 

 

Rebeca Lima com informações da CCom
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais