Cidadeverde.com

No Piauí, os 224 municípios terão compensação de vacinas contra covid, diz Sesapi

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou que os 224 municípios do Piauí serão contemplados com a compensação de doses de vacinas contra a covid-19. Teresina recebeu 40 mil doses da Pfizer, ou seja, 25 mil a mais, devido as distorções na distribuição dos imunizantes. 

Hoje, a Sesapi realizou uma reunião com os coordenadores das 15 regionais de saúde do estado para tratar da compensação do envio de vacinas Covid-19 por parte do Ministério da Saúde. 

A diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé informou que o Ministério da Saúde confirmou a compensação, mas o estado não foi informado de quantas doses a mais vai receber a partir de agora.

“Sabemos que vai aumentar o percentual, mas não sabemos quantas doses a mais vem ao Piauí. Todos os municípios do estado serão contemplados com a compensação da vacina”, disse Cristiane Moura Fé. 

Para o Ministério da Saúde, o Piauí tem mais de 1 milhão e 600 mil habitantes adultos que precisam ser vacinados. Desse percentual, mais de 20% da população está com imunização completa, ou seja, já tomou a segunda dose.

De acordo com o coordenador geral das regionais de saúde da Sesapi, Gerardo Rebelo, desde a última remessa de vacinas, que chegaram ao estado na segunda-feira (16), o Ministério da Saúde fez um ajuste nas doses enviadas ao Piauí.

“O ministério reconheceu que o estado do Piauí estava recebendo doses em quantidades menores, e com essa nova distribuição houve esse incremento, que já foi encaminhado aos municípios”, disse. 

Na reunião, a Coordenação da Vacinação Covid-19 e a Diretoria de Vigilância em Saúde também renovaram as instruções, aos coordenadores, sobre os procedimentos de entrega dos imunizantes e insumos aos municípios. 

“A Sesapi continua trabalhando incansavelmente para que toda população piauienses possa ser imunizada o mais rápido possível. Por isso estamos sempre capacitando nossos polos regionais, encarregados de entregar os imunizantes aos municípios, que são responsáveis pela vacinação”, destaca o coordenador.

As novas orientações ocorreram, pois os critérios adotados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a distribuição de doses das vacinas contra a Covid-19 pelo país, criou uma distorção na proporção das doses enviadas para os estados das regiões Norte e Nordeste, que receberam menos imunizantes em relação ao tamanho das suas populações, que agora estão sendo compensadas. “A medida que o ministério for enviando as doses vamos repassando, em proporção, com que eles determinam para cada município”, disse Gerardo Rebelo.

 

Flash Yala Sena (com informações da Sesapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais