Cidadeverde.com
Geral

FMS disponibiliza consultas especializadas em saúde mental e internação

Imprimir

Foto: Ascom/FMS 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza atendimento de serviços de saúde mental com consultas especializadas em Psiquiatria, Psicologia e com leitos de internação no Hospital do bairro Primavera. As consultas agendadas, por meio da regulação do SUS, são nos ambulatórios dos hospitais dos bairros Dirceu, Primavera, Satélite, Promorar, no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e para as crianças no Hospital Municipal da Criança (Parque Piauí).

Sem necessidade de agendamento, os atendimentos de saúde mental são realizados em sete Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) nos bairros com funcionamento manhã e tarde. O CAPS Álcool e outras Drogas funciona no bairro Macaúba (zona Sul); CAPS Infantil, no Morada do Sol (zona Leste); CAPS II no bairro Pio XII (zona Sul); CAPS II Leste, bairro Horto Florestal; CAPS Tipo II, no bairro Renascença (zona Sudeste); CAPS Centro Norte, no bairro São Joaquim e CAPS Tipo III, atendimento 24h, bairro Três Andares (zona Sul).

O atendimento também é realizado sem agendamento manhã e tarde no Provida, ambulatório para atendimento para quem está com ideação suicida, localizada na rua Desembargador Freitas, 1599, Centro/Sul.

No Provida, se houver necessidade, é feito o encaminhamento para o paciente ter continuidade no atendimento com consulta especializada em consultório com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente esteja em crise, o Provida providencia internação para tratamento.

Nos CAPS é feito atendimento e triagem e se o paciente necessitar terá outros atendimentos no mesmo CAPS e se não for perfil de atendimento no CAPS terá agendamento para consulta com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico dá encaminhamento para agendamento de consulta especializada.

A Gerência de Saúde Mental da FMS informa que foram 2.330 atendimentos em Psiquiatria e Psicologia, de janeiro a abril, nos quatro primeiros meses do ano. A gerente Laryssa Carvalho explica sobre esses serviços. “Nesse mês de setembro, quando estamos trabalhando a Campanha de Saúde Mental de Setembro a Setembro Sua Vida Importa estamos informando sobre todos os serviços disponibilizados e pedimos que as pessoas que têm algum sofrimento mental procurem a nossa rede de atendimento”, orienta.

Da Redação
[email protected]

 

Imprimir