Cidadeverde.com

Incêndio na zona Rural ameaça casas em Curimatá e dificulta tráfego na PI-255

Imprimir

Um incêndio que já dura pelo menos uma semana na região de Avelino Lopes, no Sul do Piauí, chegou ao município de Curimatá nesta segunda-feira (20) e ameaça casas e propriedades na zona Rural. As chamas estão concentradas ao longo da PI-255, a 27km da sede de Curimatá.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o fogo devastando a vegetação seca ao lado da rodovia.

“Me ligaram pedindo socorro por conta desse incêndio que está na estrada vindo de Avelino a Curimatá. O pânico é devido a região ter muito gado. São muitos animais”, disse o prefeito de Curimatá, Valdecir Rodrigues Junior.

Segundo o prefeito, o fogo está concentrado no povoado Lagoas, que fica no limite com o município de Avelino Lopes. Equipes do Prevfogo já estão na mata tentando debelar as chamas.

Fotos enviadas por WhatsApp

“Eu pedi ao nosso secretário de Meio Ambiente para ir ao local saber da proporção. O incêndio acontece a 27km da sede de Curimatá. Esse fogo vem queimando há uma semana e já está no território de Curimatá. Estava sendo controlado, mas entrou em Curimatá com mais intensidade”, relata o prefeito.

A PI-255, que liga Curimatá a Avelino Lopes, está interditada por conta das chamas e da forte cortina de fumaça.

“Uma equipe brigadista com 7 homens está entrando na mata e só sairá à noite. Estamos tentando mais gente para debelar esse fogo. É uma região com mata ainda verde, tem gado, tem propriedades. O fogo pode também seguir no sentido de Júlio Borges. O fogo está dos dois lados da rodovia, inclusive ninguém passa”, afirmou o gestor.

Queimadas no Piauí

O Piauí tem registrado aumento significativo em queimadas.  O Programa de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que nos primeiros 20 dias de setembro o Estado registrou 3.949 focos de incêndio. O número é maior que a soma de todas queimadas registradas no mesmo período de janeiro a agosto. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais