Cidadeverde.com

Especialista explica a diferença entre complementos e suplementos alimentares

Imprimir


Se o assunto é boa saúde e alimentação adequada, é importante entender se o seu corpo está consumindo os nutrientes necessários. Nas dietas atuais, os suplementos e os complementos alimentares possuem papel fundamental e ganharam destaque por suprirem deficiências e aumentarem a ingestão de nutrientes.

Por isso, o quadro 'Cuidar Acima de Tudo' deste sábado (25) falou com o nutricionista Marcelo Miranda que explicou a diferença entre essas duas fórmulas ricas em vitaminas e minerais. (assista ao vídeo acima)

De acordo com o especialista, a suplementação é para quem faz atividade física e que deseja ganhar músculo. "O suplemento sempre terá na composição macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras. [..] Na nutrição esportiva a gente trabalha com muitos suplementos que é o caso da whey protein e da creatina”, citou.


Foto: Josy Neves

Especialista explica a diferença entre complementos e suplementos alimentares
 


Já os complementos alimentares, segundo o nutricionista, foram desenvolvidos com o objetivo de aumentar a ingestão de um determinado nutriente e atender às necessidades diárias.

“Quando usamos micronutrientes isolados, a gente chama de complementação: são minerais e vitaminas, bastante vistos nos complexos vitamínicos [..] Infelizmente a biodisponibilidade de micronutrientes não é tão acessível na alimentação diária, então precisamos complementar o uso de vitamina B12, ácido fólico ou vitamina D”, disse o nutricionista.

Foto: Reprodução/Vida Saudável


Marcelo também falou sobre o mito envolvendo a suplementação e o aumento do consumo de água. “A suplementação não aumenta a necessidade de ingestão de água. Devemos tomar água independente de fazer o uso do suplemento, principalmente no nosso clima. As pessoas não podem ingerir água somente quando estiverem com sede. Temos que ingerir água de forma frequente, 300ml de duas em duas horas", contou.

O nutricionista também fez um alerta sobre a orientação de um especialista antes de iniciar o consumo de suplementos e complementos alimentares. “ É importante consultar um profissional para dar a melhor orientação no processo. A informação tem que ser individualizada. Deve ser feita uma avaliação para que possamos requerer o melhor tratamento ao paciente, onde ele tenha a melhor resposta dentro do processo”, finalizou.


Por Jaqueliny Siqueira
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais