Cidadeverde.com

HUT irá reativar capacitação para doação de órgãos no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom/HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irá reativar a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em parceria com a Central de Transplantes do Piauí. Com a comissão, a unidade de saúde poderá identificar os potenciais doadores, promovendo uma entrevista familiar adequada e melhorando a articulação do Hospital com a Central de Notificação. 

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a CIHDOTT será reconstituída por médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, com funcionamento 24 horas para melhorar a organização e a ampliação do processo de captação de órgãos.

Segundo a médica e coordenadora da Central de Transplantes, Lourdes Veras, o HUT é atualmente o hospital com maior potencial de doação de múltiplos órgãos e tecidos do Piauí devido ao perfil de pacientes de alta complexidade que são atendidos diariamente na unidade e o debate constante desse assunto nos ajuda a aumentar o número de doações. 

“Para tornar o processo mais seguro e transparente, o HUT irá revisar seu protocolo de morte encefálica e isso irá facilitar os diagnósticos. Além disso, com a capacitação dos médicos e demais membros da comissão, os potenciais doadores de órgãos serão melhor conduzidos tornando o processo mais rápido e menos doloroso para a família que está em processo de luto”, explica o diretor clínico, Hormone Rodrigues.

Fábio Marcos, diretor geral do HUT lembra que em 2017 houve a maior notificação de doações já registradas no estado e isso foi possível devido à atuação da CIHDOTT no processo de transplantes do Piauí. 

“É nosso compromisso social recomeçar e reativar essa comissão no Hospital para notificar mais doadores e reduzir a lista de espera por um órgão. Isso será mais um indicador que nosso objetivo de salvar vidas está sendo cumprido”, garantiu Fábio Marcos.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais