Cidadeverde.com

"Vai acabar a maldita lei do teto e vamos dar reajuste em 2022", diz governador

Imprimir
  • 1.jpg Roberta Aline
  • 06.jpg Roberta Aline
  • 05.jpg Roberta Aline
  • 04.jpg Roberta Aline
  • 03.jpg Roberta Aline
  • 02.jpg Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) confirmou nesta segunda-feira (25) reajuste salarial para os servidores públicos do estado em 2022. Segundo o secretário de Fazenda Rafael Fonteles, o aumento valerá para todas as categorias. 

“Graças a Deus, no dia 31 de dezembro, vai acabar a maldita lei do teto, aprovada pelo governo federal que impede reajuste salarial. Estou aqui para dizer: sim, vamos dar reajuste em 2022 e vamos recuperar os salários”. 

Tanto o governador como o secretário Rafael Fonteles não adiantaram de percentual que poderá ser o acréscimo. Conforme Wellington Dias, o governo do estado realiza, neste momento, um levantamento a fim de que a proposta seja enviada para Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). 

“Com o fim do limite do teto que termina em dezembro nossa equipe está intimando os últimos dados para encaminharmos para a Assembleia para o reajuste, que claro terá que ser realizado levando em conta a capacidade do estado, mas também com o compromisso de garantir a recuperação salarial. O dinheiro é bom pra o servidor, mas também para a economia porque circula em muitas mãos”, pontuou o governador. 

Rafael Fonteles pontuou que não foi possível conceder o reajuste salarial ainda neste ano, devido a Lei Complementar nº 173/2020, instituída pelo governo Bolsonaro. A medida proíbe, até 31 de dezembro de 2021, de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios por conta da pandemia.

“Não será dado em 2021 por entendimento a Lei Complementar Federal 173. Estamos fazendo as projeções para saber o que é possível avançar, mas todas as categorias do estado receberão reajuste em 2022”, pontuou.

As declarações foram dadas durante a abertura durante a abertura da Semana do Servidor Público, no Centro Administrativo, onde serão sorteados dois carros. Também participam da solenidade, a deputada federal Rejane Dias (PT) e o secretário de Planejamento do município de Teresina, João Henrique Sousa. 

 


Flash Paula Sampaio
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais