Cidadeverde.com

Lideranças quilombolas são homenageadas em encontro que debate regularização fundiária

Imprimir
  • 08.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 07.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 06.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 05.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 04.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 03.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 02.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • 01.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com

O 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí, que reunirá lideranças de mais de 100 comunidades tradicionais quilombolas do Estado, teve início na manhã desta sexta-feira (12/11), no auditório do Hotel Cajuína Avenida, zona Leste de Teresina. 

O encontro acontece nesta sexta (12) e sábado (13) e será um momento em que as lideranças quilombolas participarão de debates sobre temas como a regularização fundiária, produção, a produção e assistência técnica nos territórios, legislações, impactos ambientais de grandes projeto em desenvolvimento e educação quilombola. 

A governadora em exercício do Piauí, Regina Sousa (PT), participa da abertura do 1º Encontro de Formação de Multiplicadores, que está sendo organizado pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), por meio da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT), com o apoio do Banco Mundial, PRO Piauí, Superintendência de Relações Sociais (SUPRES/SEGOV), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e Secretaria de Planejamento (SEPLAN).

O evento está sendo transmitido pelo YouTube. Para assistir, CLIQUE AQUI

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

Sexta-feira - 12 de novembro de 2021

08:00 Cerimônia de abertura
9:00 - “Regularização Fundiária: Terra, Produção e Assistência Técnica nos Territórios Quilombolas”
Palestrantes: Chico Lucas - Advogado e Diretor-Geral do Interpi.
Rosymaura Duarte - Socióloga, atualmente consultora e povos e comunidades tradicionais do Programa de geração, emprego e renda – PROGERE II, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF/PI.

13:30 - "Educação Quilombola: Genêro e Geração"
Palestrantes: Maria Aparecida Mendes - Quilombola de Conceição das Crioulas – Salgueiro-PE; Ativista do Movimento Quilombola/CONAQ; Mestra em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais-MESPT-UnB: 2021; Bacharela em serviço social pela Universidade de Guarulhos-SP.
Wladynea Neyde Ribeiro de Albuquerque - Bacharelado em Serviço Social – Universidade Católica do Salvador Pós-Graduação Lato Sensu em Administração e Planejamento de Projetos Sociais Pós-Graduação em Etnia e Desenvolvimento Social Especialista em Gênero Psicanalista Formação em Distúrbios do Aprendizado TDAH.

Sábado - 13 de novembro de 2021

08:00 -  "CECOQ/CONAQ: Missão, Desafios e Ação"
Palestrantes: Maria Rosalina dos Santos - Gerente da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT/Interpi).
Denildo Rodrigues de Moraes - Coordenador da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

14:30- "Legislação Quilombola e os Impactos Ambientais dos Grandes Projetos de Desenvolvimento"
Palestrante: Vercilene Francisco Dias -  Mestra em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás.Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2016). Diplomada em Estudo Internacional em Litígio Estratégico em Direito Indígena pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Advogada Popular. Remanescente da Comunidade Quilombola Kalunga. Atualmente é Assessora Jurídica na Terra de Direitos e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas-CONAQ.

18:00 - Encerramento

 

 

Nataniel Lima (Com informações da assessoria)
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais