Cidadeverde.com

Pedra nos rins: Conheça causas, cuidados e sintomas que você não pode ignorar

Imprimir

Foto: Yasmin Cunha/Cidadeverde.com




As fortes dores são características do cálculo, também conhecido como pedra nos rins. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 15% da população pode apresentar, em algum momento da vida, pelo menos um episódio.

Além da predisposição genética, má alimentação, baixo consumo de líquidos e excesso de sal estão entre os principais fatores que contribuem para o aparecimento do problema.

É importante lembrara que, além do incômodo, a doença pode causar danos para os rins. Por isso, é muito importante consultar um médico especializado caso algum sintoma apareça.


Orientações

De acordo com os especialistas, os cálculos são formações naturais por diversas substâncias existentes na urina. As fortes dores são provocadas exatamente pela migração dessas pedras dos rins para a bexiga. Em alguns casos, porém, os sintomas podendo até mesmo não existir.

Dessa forma, é importante consultar um médico especializado ao identificar sangue ou partículas parecidas com grãos de areia na urina. Excesso de infecção urinária também podem ser indícios.

Para o diagnóstico, o médico contará com a ajuda de exames como ultrassonografias e tomografias computadorizadas. Como forma de prevenção, é importante manter hábitos saudáveis, priorizando uma dieta equilibrada, com a redução de sal e o aumento do consumo de água. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais