Cidadeverde.com

Janssen pede à Anvisa inclusão da segunda dose contra Covid na bula

Imprimir

Foto: FramePhoto/Folhapress

Após anúncio do governo de que a vacina contra Covid-19 da Janssen será aplicada em duas doses, a farmacêutica pediu autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na noite deste sábado (20), para incluir a dose de reforço na bula do imunizante.

Até então, a vacina da fabricante vinha sendo aplicada com dose única.

"A vacina da Janssen tem esquema primário de dose única. A proposta de dose de reforço busca manter ou mesmo elevar a imunização obtida após a vacinação primária", disse a Anvisa em nota.

O pedido prevê reforço homólogo para quem tomou a vacina da Janssen e heterólogo, para quem tomou imunizantes de tecnologia mRNA. Atualmente a única vacina desse tipo aprovada no Brasil é a da Pfizer.

"O pedido será analisado pela Anvisa a partir dos dados e estudos desenvolvidos pela empresa. As possíveis condições de uso, indicações e intervalos serão definidos pela Agência a partir das informações e evidências científicas disponíveis", afirmou a agência.

De acordo com a Anvisa, os dados são de responsabilidade da empresa e precisam demonstrar o benefício da dose de reforço em relação a sua segurança e eficácia. O prazo para análise do pedido é de até 30 dias, segundo regras adotadas para autorização de uso emergencial.

Na última terça-feira (16), o Ministério da Saúde mudou a orientação sobre a vacina da Janssen -o imunizante passará para o regime de duas aplicações, como já acontece com as injeções da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

A segunda dose deve ser aplicada depois de dois meses da primeira. Além disso, as pessoas com 18 anos ou mais que tomarem as duas doses também receberão a de reforço após cinco meses do esquema primário completo.

A Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, declarou que uma segunda dose de sua vacina contra Covid-19, aplicada cerca de dois meses depois da primeira, aumentou a eficácia para 94% nos Estados Unidos contra formas moderadas ou graves da doença.

A proteção com dose única da vacina, que é usada em diversos países, inclusive no Brasil, é de 70%

A farmacêutica acrescentou que a segunda dose aumentou os níveis de anticorpos de quatro a seis vezes. Quando dada seis meses depois da primeira, os níveis de anticorpos aumentaram 12 vezes.


Folhapess

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais