Cidadeverde.com
Entretenimento

Abrigo São Loucas II e exibição de filme são atrações desta quinta no FestLuso

Imprimir

Fotos: Ascom/FestLuso


O filme do poeta, cineasta e documentarista cearense, Rosemberg Cariry será exibido nesta quinta-feira (25) dentro da programação do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso 2021). A partir das 19 horas, haverá apresentação do novo espetáculo do grupo Harém de Teatro “Abrigo São Loucas II – A quarentena” e, às 20h30, o longa “Os pobres diabos” será apresentado ao público piauiense. As duas atrações acontecem no Espaço Cultural Trilhos, na Av. Miguel Rosa, próximo à Av. Frei Serafim. A entrada é gratuita e será exigido o uso de máscara e a carteira de vacinação com as duas doses da vacina. O FestLuso segue até domingo com espetáculos online (pode assistir aqui) e presencial no Espaço Cultural Trilhos.

“Os pobres diabos” narra as viagens do Gran Circo Teatro Americano pelo sertão nordestino, até chegar à cidade de Aracati, onde monta uma peça teatral. A trama é inspirada na literatura de cordel, mostra a chegada do bandido Lamparina no inferno e a participação de Lúcifer no capitalismo internacional. Nos bastidores, amores e tragédias movimentam a vida da trupe.
No elenco tem Chico Diaz, Sílvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos, Sâmia Bittencourt, Nanego Lira, Georgina de Castro, Reginaldo Batista Ferro, Letícia Sousa Perna e Sávio Ygor Ramos.

“Abrigo São Loucas II – A Quarentena” é um recorte de vários momentos vividos por três personagens femininas (Maria Francisca, Maria de Castro e Maria Fernanda) isoladas em um abrigo de idosas durante uma pandemia avassaladora. Entre narrativas e flashes de memórias que ainda restam, elas tecem histórias de suas vidas como uma colcha de retalhos enquanto atenuam e preenchem o vazio do dia-a-dia. Os conflitos entre as três personagens é o fio condutor da trama da peça, com um conteúdo cáustico e bem humorado, revela uma sociedade cheia de contradições numa luta permanente na busca de um equilíbrio. A fantasia, a realidade, a loucura, o esquecimento e o lúdico se misturam e dialogam numa comovente história sobre a condição humana nos tempos de hoje.

A montagem do espetáculo é parte do Projeto Harém 35 anos financiado pelo SIEC/Secult-PI/Governo do Piauí. Com o patrocínio da Equatorial Energia.

PROGRAMAÇÃO FESTLUSO 2021

25/11 - Quinta-feira

*19h – Espetáculo Abrigo São Loucas II – A Quarentena – Grupo Harém de Teatro
Local: Espaço Cultural Trilhos / Pátio Central

*20h30 – exibição do filme “Os pobres diabos” do cineasta Rosemberg Cariry.
Local: Espaço Cultural Trilhos

26/11 – Sexta-feira

*19h – Espetáculo Pejorativo – CAPEMGA - PI
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação

27/11 - Sábado

*16h – Espetáculo Chama “Mãe ao coração” – Diálogos do corpo e da palavra – Folha de Medronho Artes Performativas – Loulé – Portugal
(Transmissão Online) direto de Portugual

*19h – Ritual cênico “CorpoCatimbó” – Zé Viana Junior e Pai Mesquita de Ogum - Ceará
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação

*20h30 - Projeto O Poeta e Sua Hora – Festa da Lusofonia
Com a escritora Cida Pedrosa, que ganhou prêmio Jabuti 2020 lançando seu livro “Solo para Vialejo” e participação de artistas online de vários países. Neste dia haverá o lançamento do livro “Bloco de Notas” de Fernanda Paz. 
Local: Espaço Casa Soraya Guimarães - zona Leste de Teresina

28/11 – Domingo

*16h – Espetáculo “O Quarto” - Grupo Girassol – Moçambique
(Transmissão online)

*19h – Há uma festa sem começo que não termina com o fim – Pavilhão da Magnólia – CE
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação

 

 

 


Da Redação
[email protected]

Imprimir