Cidadeverde.com

Dislexia: o que é e como identificar seus sintomas em crianças

Imprimir



 

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e consequentemente a leitura e a escrita. O cérebro tem dificuldade para relacionar as letras, formar palavras e o diagnóstico é realizado por uma equipe de profissionais: Psicóloga, Psicopedagoga, Neurologista e Fonoaudióloga.

No Vida Saudável deste sábado (27), a  psicopedagoga Clarissa Brito falou sobre sintomas, diagnóstico e impactos desse transtorno. (assista no vídeo acima)
 

Segundo a especialista,  a dislexia se manifesta ainda na infância quando a criança inicia o processo de leitura.

“O diagnóstico é feito principalmente no período escolar, quando a criança está começando a ler. Muitas palavras, principalmente em textos e frases, ela consegue ler, mas não interpreta. É um agravo também na decodificação e soletração, ou seja, elas também podem ter dificuldade de ler e entender o que leram", falou. 



 

Reconhecimento

Ainda de acordo com Clarissa Brito, o alerta inicial para o quadro de dislexia parte dos professores em sala de aula. Clarissa explica que as  produções textuais, na maioria dos casos, são sempre pobres no repertório.

"Não tem sentido, começo meio e fim. Falta sempre tempos verbais. A produção textual que caracteriza que a criança está com muita dificuldade. Por isso, aquilo que ela consegue ler, mas não consegue transcrever é um importante sinal para verificar o que está acontecendo”, explicou. 


Orientação

Se os pais notarem a presença de algum sinal de dislexia no filho é fundamental conversar com o professor, mas é importante não depender apenas da escola. Um pediatra, por exemplo, pode fazer o encaminhamento para que seja feito um teste de avaliação.



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais