Cidadeverde.com

Piauí se prepara para evitar entrada da nova variante ômicron no estado

Imprimir

Foto: Yala Sena

Representantes da Saúde do Piauí embarcam para Brasília (DF), neste domingo (28/11), para debaterem formas de evitar a entrada da nova variante ômicron no estado.
 
Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia do estado, informou à reportagem que estará na comitiva e que o Ministério da Saúde emitiu o alerta para todos os estados.
 
"Fomos chamados para discutir e ouvir as novas recomendações. A OMS está pedindo um tempo quanto a essa nova variante. Ela é gerada dentro do próprio genoma que é captado pela vacina. Por isso a preocupação", informou Amélia Costa.
 
Em Brasília, os representantes de cada estado participarão de uma série de reuniões que terão duração de três dias. Na quarta-feira (1º/12), as equipes retornam para seus estados de origem e repassam as novas recomendações.
 
"Já na quinta (02) faremos uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde para repassar as novas diretrizes", completou Amélia Costa.
 
SURGIMENTO DA ÔMICRON
 
A nova variante do coronavírus, batizada de ômicron pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a mais potente dentre as demais variantes já identificadas, segundo informou a organização nesta sexta-feira (26).
 
A variante foi encontrada em cinco países, até o momento, na África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue, além de Isarel e Hong Kong.
 
Ainda na sexta (26), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou que há a possibilidade de a variante ômicron já esteja circulando no Brasil.
 
BRASIL FECHA FRONTEIRAS
 
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, utilizou as redes sociais para informar que o Governo Federal seguirá a orientação da Anvisa e fechará as fronteiras aéreas com países africanos com surto da ômicron.
 
"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira", publicou o ministro no Twitter.
 

Nataniel Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais