Cidadeverde.com

Dificuldades de visão podem prejudicar desempenho escolar de crianças

Imprimir

Foto: Divulgação



As férias escolares estão chegando, e além de ser o período para curtir com a família, também são uma ótima oportunidade para cuidar da saúde dos olhos. Nesse período as famílias podem aproveitar para realizar as consultas oftalmológicas preventivas.

Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento da visão, que acontece com maior intensidade até os três anos e se completa por volta dos sete, oito anos de idade. “É nessa fase que o sistema nervoso central recebe a melhor informação visual para que os neurônios relacionados à visão sejam desenvolvidos. Por isso, quanto mais tempo se demora para ter um diagnóstico de alguma doença, mais difícil pode ser o tratamento”, ressalta o oftalmologista Mateus Vilar.

A principal causa de deficiência visual em crianças e adolescentes são os erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. A Organização Mundial da Saúde estima que 12 milhões de crianças em todo o mundo se beneficiariam pela prescrição de óculos. É justamente na fase escolar que surgem os sintomas. 
Por isso, as frequências nas consultas são importantes para diagnóstico, tanto de erros refrativos como de muitas doenças graves e assintomáticas.

“Os pais devem ficar atentos, aos sinais, pois algumas crianças não relevam que têm dificuldades para enxergar. Alguns sinais são coçar e apertar os olhos com frequência, desvios repentinos dos olhos, lacrimejamento, dificuldade de fixar o olhar e ler, além de enjoos e dores de cabeça. Quanto mais cedo essas alterações foram percebidas e procurarem um especialista, as chances de um tratamento eficaz são maiores”, explica o profissional.

Além de serem ricos para saúde ocular, algumas doenças, como erros de refração, ainda podem prejudicar o desempenho escolar, pois trazem problemas de aprendizado, autoestima e de interação social.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica é que até os dois anos as consultas regulares ao oftalmologista devem acontecer a cada seis meses. Depois a frequência deve ser anual. “A prevenção e o tratamento precoce é o que vão garantir um desenvolvimento visual seguro em todas as idades”, pontua Mateus Vilar.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais