Cidadeverde.com

No Piauí, taxa de desemprego cai para 11,9% e é a menor desde 2018, aponta IBGE

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

No terceiro trimestre de 2021, o Piauí registrou uma taxa de 11,9% de pessoas desocupadas no estado, ou seja, a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas. Comparando aos anos anteriores, no mesmo período, essa é a menor taxa de desocupação desde 2018, onde foram registrados 12,5% em 2018, 12,9% em 2019 e 13,2% em 2020.

O número também representa uma queda em relação ao trimestre anterior, onde foram registrados 15,3%. Em termos quantitativos, no terceiro trimestre do ano, havia 173 mil pessoas desocupadas no Piauí, cerca de 48 mil a menos que no segundo trimestre.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa terça-feira (30).

De acordo com o IBGE, a taxa de desocupação do Piauí, 11,9%, ficou abaixo da média apresentada para o país, 14,2%, e é a menor do Nordeste e a 16ª maior do país.

Em relação ao Brasil, o país também apresentou uma redução na taxa de desocupação no período, reduzindo de 14,2% no segundo trimestre de 2021, para 12,6% terceiro trimestre, o que equivale a uma diminuição de 1,6 ponto percentual. Em termos quantitativos, no terceiro trimestre haviam 13,4 milhões de pessoas desocupadas no país, cerca de 1,3 milhão a menos que no trimestre anterior.

Aumento da atividade informal

Segundo o IBGE, a explicação para a redução da taxa de desocupação é o aumento da atividade informal com o crescimento de pessoas trabalhando no setor privado da economia sem carteira de trabalho assinada.

De acordo com os números, houve um salto de188 mil pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2021, para cerca de 213 mil pessoas, um aumento de 25 mil pessoas na ocupação, o equivalente a uma elevação de 13,1% entre os dois trimestres.

Ainda com relação à atividade informal no estado, foi destaque o aumento de pessoas que trabalham por conta própria sem registro de sua atividade no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Secretaria da Receita Federal, que passou de 356 mil pessoas no segundo trimestre de 2021 para cerca de 383 mil pessoas, um aumento de 27 mil pessoas a mais nesse segmento de atividade, o que equivale a uma elevação de 7,6% no período.

A pesquisa apontou também que com o recente relaxamento das restrições sanitárias em razão da redução expressiva dos casos de Covid 19, percebe-se no mercado de trabalho piauiense um crescimento no número de pessoas na força de trabalho, conceito que abrange as pessoas já ocupadas, bem como aquelas sem trabalho, mas em busca de uma ocupação.

No terceiro trimestre de 2020, havia 1,31 milhão de pessoas na força de trabalho do estado, número que passou para 1,45 milhão de pessoas no terceiro trimestre de 2021

Principais atividade com aumentos da ocupação

Ainda segundo o IBGE, as principais atividades que registraram o crescimento da ocupação foram o setor do comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com o aumento de 28 mil pessoas em relação ao segundo trimestre 2021.

Na sequência, temos ainda o setor de alojamento e alimentação, que tinha cerca de 53 mil pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2021 e passou para 73 mil no terceiro trimestre, equivalendo a uma elevação de 36,1%.

Outro destaque também foi o setor da indústria geral, que apresentava 72 mil pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2021 e passou para cerca de 90 mil pessoas, um aumento de 18 mil pessoas, o equivalente a uma elevação da ordem de 24,8%.

 

Da Redação (Com informações do IBGE) 
[email protected]

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais