Cidadeverde.com

Juízes, Lula, Obama, e pré-candidatos viram "Judas"

Imprimir
O Sábado de Aleluia é marcado pelas ruas de todo o país na Semana Santa com a queima do Judas. Bonecos irreverentes simbolizam o apóstolo que traiu Jesus Cristo, e ganham variados rostos. Em Teresina, hoje (11) já houve queima do Judas em vários bairros, com protestos contra a insegurança, o poder judiciário, e os pré-candidatos ao Governo do Estado. Mas há também Judas as avessas, com homenagem aos presidentes Lula e Barack Obama.
 

 
No viaduto da rua Goiás, Creuza Maria da Conceição ajudou a confeccionar dois bonecos para fazer uma homenagem. O primeiro tem o presidente dos Estados Unidos com a frase "Barack Obama, o negro mais poderoso do mundo". Embaixo, a frase "Esse é o cara". O dedo de Obama aponta para outro boneco onde se lê "Lula, o político mais popular do mundo".
 
 
Creuza disse entender que a conotação dos bonecos faz referência a traidores. "Mas nesse caso é no bom sentido, é para que o Lula seja lembrado ainda mais", declarou. A tradição de fazer bonecos na rua tem mais de três décadas.
 
Outra homenagem foi feita na rua Jarbas Martins, bairro Piçarra, zona sul. O eletricista João Tajra Moura e Silva, 50 anos, fez o Judas Ninja, em homenagem ao Clube dos Ninjas.
 

 
Na avenida Miguel Rosa, perto da rua Magalhães Filho, o Judas vai ser queimado mesmo. O boneco do "Partido do Roubo, número 171", foi batizado de Antônio Wilson Marcelo João do Sílvio Mendes, em uma alusão a cinco pré-candidatos ao Governo do Estado em 2010. Ele anda armado, de óculos escuro e com cigarro na boca.  Raimundo Brito ainda organizou uma engenhoca. Com um fio, ele movimenta o braço do boneco para apontar e guardar a arma.
 

 
Ao lado de Francisco de Assis de Sousa, Raimundo demonstra insatisfação com a segurança da cidade e o ritmo de campanha eleitoral. "Eles deixam de trabalhar para fazer política. Cadê a Guarda Municipal?", perguntou. O boneco será queimado às 17h30min.
 
No Parque Piauí foi organizado um projeto cultural, com malhação do Judas e até leitura de testamento. O alvo desse ano foi o Judiciário, em uma crítica aos mutirões carcerários.
 

 
No mesmo bairro, foi criado o Judas cachaceiro, batizado de Vitorino. Segundo Filatoff da Silva, o boneco foi feito para lembrar os cachaceiros que dão muito trabalho nas ruas, que vivem a beber nos bares da vida, e por isso seriam sempre traídos por suas esposas.
 
 
Yala Sena (flash do Parque Piauí)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: