Cidadeverde.com
Política

Governador recebe prêmio por atuação na temática da vacina em Consórcio

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) recebeu, nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania pela sua atuação como coordenador da temática de vacinação contra a Covid e enfrentamento à pandemia no Fórum Nacional de Governadores e como presidente do Consórcio Nordeste. O prêmio, criado em 2004, é uma idealização do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN).

Em seu discurso, Wellington Dias dedicou a homenagem a todos os governadores do Brasil e aos Conselhos de Secretários de Saúde como o Conass (nacional) e Conasems (municipal), além de sua equipe, como o secretário de saúde, Florentino Neto, que prestigiou a solenidade.

“O grande segredo para o sucesso foi a integração, em segundo lugar eu destaco a decisão de seguir a ciência e aqui o nosso farol sempre foi a Fiocruz. Essa homenagem vai para meus colegas governadores, o Conass, Conasems”, disse o governador.

Para o governador do Piauí, seu trabalho foi como “trocar pneu com o carro andando”.

“Foi o mesmo desafio de trocar pneu com o carro andando. O tempo não podia parar para que a gente pudesse, ao mesmo tempo, conhecer o coronavírus e garantir as condições de avanço na pesquisa e fazer uma ampliação em muito pouco tempo de uma rede de saúde. No meu estado a gente mais que dobrou o número de leitos de UTIs, e assim o Brasil inteiro”, afirmou.

Foto: Reprodução

Wellington Dias ainda fez um apelo que a vacina siga sendo ampliada, agora também no público infantil.

“Eu queria fazer o apelo para seguir ampliando a vacinação e ter coragem de tratar das crianças que precisam de vacina também. Estamos acima dos 12 anos. Outra questão é o medicamento. Já temos medicamentos e outros países já autorizaram teste e o Brasil precisa ir na mesma direção. Como na vacina, não podemos ser derrotados pela democracia”, finalizou.

O Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania tem por objetivo preservar a inquestionável obra e memória de Sergio Arouca na defesa da saúde pública no país e, também, valorizar ações de nossa sociedade que visem, da mesma forma, a garantia de direitos e bem-estar social.

Foto: Ccom

Da Redação
[email protected]

Imprimir