Cidadeverde.com

Proposta de regulação para criptomoedas será encaminhada à Câmara

Imprimir

Foto: A7 Press/Folhapress

Verdade seja dita, as criptomoedas estão se tornando cada vez mais importantes dentro do cenário financeiro brasileiro, portanto, não é surpresa nenhuma que o governo nacional esteja planejando inseri-las dentro de sua legislação. 

O plano é que o poder executivo envie para a câmara nas próximas semanas uma proposta para regulamentar o mercado de criptomoedas e criptoativos no Brasil. O relator da matéria dentro da Comissão De Assuntos Econômicos será o senador Irajá, e é nessa mesma comissão onde poderá tramitar de forma terminativa o relatório. 

Foram levadas como base para esse relatório análises emitidas pelo Banco Central e também pela Comissão De Valores Mobiliários. Dentro dessa proposta, também estão incluídos diversos projetos de lei criados por senadores diferentes, trazendo mais força para esse relatório.

Por que esse interesse crescente do governo em criptoativos?

A verdade é que os criptoativos, e também as criptomoedas, estão em uma curva crescente e ascendente ao redor do mundo inteiro, e no Brasil não é diferente. O governo não pode mais se manter de olhos fechados para a situação financeira internacional, sendo que existe a necessidade de uma regulação, por menor que seja, a fim de proteger os interesses governamentais. 

Muitas figuras importantes dentro do cenário cripto nacional estão indecisas, sem saber o que pensar dos projetos de lei propostos até então, até porque, muitos senadores querem acabar com o anonimato das transações feitas com cripto. O problema é que esse anonimato é um dos principais pontos positivos do mercado de criptomoedas e criptoativos, já que ele permite muito mais liberdade para que as pessoas possam mover suas finanças.

Como a regulação pode afetar o cenário brasileiro de criptos?
 
Existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração ao fazer esse tipo de análise, afinal de contas, a regulamentação do setor de criptos tem pontos positivos e negativos. Por exemplo, em um mercado completamente descentralizado, não existe meio do governo oferecer proteção para os envolvidos na negociação, mas por outro lado, esse tipo de mercado oferece muito mais liberdade financeira. 

O principal problema da regulamentação é que ela pode acabar colocando uma ‘’mão’’ muito pesada e severa em cima do mercado, de forma que ele acabe perdendo suas características descentralizadas. Esse é o maior receio de quem gosta de investir no setor de cripto. 

De uma forma ou de outra, a regulamentação vai acontecer, e tudo o que podemos fazer é torcer e aguardar por leis que sejam mais brandas, e que permitam ainda muita liberdade para os investidores dentro do mercado.

Como aprender mais sobre esse setor? 

Existem diversas formas diferentes de você aprender sobre o mercado e a indústria dos criptoativos, mas sem dúvida alguma, uma das escolhas que você pode fazer é visitar o Bitcoin Prime. Dentro desta plataforma você vai conseguir compreender de forma mais adequada como os seus investimentos nesse setor podem ser realizados. 

Além disso, uma boa ideia também é procurar por cursos que ensinam mais sobre as melhores formas de você entrar no mercado de criptomoedas. Recentemente, a empresa B3  lançou um curso completamente gratuito sobre o assunto. As inscrições para o curso já foram encerradas, e ele bateu mais de 10 mil inscrições em menos de duas semanas. 

Cursos como esse vão se tornar cada vez mais frequentes, principalmente com a popularização do setor de criptoativos, que permitem a qualquer pessoa uma entrada no setor de investimentos de forma muito mais direta e dinâmica.

Ainda vale a pena comprar Bitcoin?

 Sim, ainda vale a pena comprar e investir em Bitcoin, mas também é interessante ficar de olho nas outras criptomoedas, já que, através delas, diversas oportunidades interessantes de investimento e de ganho de capital podem acabar surgindo. Isso acontece por conta da volatilidade desse tipo de ativo, que permite grandes oscilações em curtos períodos de tempo. 

Existem diversas estratégias que você pode utilizar, a fim de conseguir ter mais sucesso em seus investimentos, já que não apenas de day trading se faz o mercado dos criptoativos. Uma boa maneira de estar sempre atualizado é procurando por notícias e acompanhando plataformas que falem sobre o assunto, já que dessa forma você vai conseguir entender melhor as flutuações do mercado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: criptomoedas