Cidadeverde.com

Uruçuí: 10 famílias foram retiradas de casa após fortes chuvas

Imprimir

Pelo menos 10 famílias foram removidas para casas alugadas em Uruçuí após o Rio Parnaíba transbordar e deixar desabrigados. A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (29) pelo secretário estadual de Defesa Civil, José Augusto Nunes, que está na cidade acompanhando a situação. 

“A situação na região de Uruçuí está sob controle. As famílias que foram atingidas já foram removidas. O Rio Parnaíba, anualmente, inunda aquelas unidades habitacionais ou comércio que estão na calha do rio”, destacou José Augusto Nunes.  

De acordo com o secretário, geralmente, a cheia no Rio Parnaíba ocorre entre os meses de fevereiro e março. “Esse ano, por ser um fato recorrente, veio mais cedo. Dessa vez, com a intensidade das chuvas, o Rio Parnaíba recebeu essa carga de água altíssima”, acrescentou o secretário. 

Quanto à situação da rodovia que rompeu e deixou comunidade isoladas na região, o secretário de Defesa Civil informou que a situação é mais delicada, mas que as prefeituras de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeira Gonçalves e Uruçuí já estão trabalhando em um plano de ação para retomar o fluxo de veículos na PI. 

“Ontem, após ouvir BEC, engenheiro da Defesa Civil, os engenheiros do DER, conduzido pelo Severo Eulálio, nós discutimos e encontramos a solução em conjunto com as prefeituras”, afirmou o secretário. 

Foto: Neto Fotografia

Medida emergencial 

O Governo do Piauí anunciou na terça (28) que adotará medidas emergenciais para retomar o tráfego na PI-247, em Uruçuí

Segundo o governador Wellington Dias, a ponte móvel que seria instalada no local ficou inviável em virtude de os estragos terem sido extensos.

“Lá tem uma situação delicada, atingiu de uma maneira que estamos com dificuldade de implantar a ponte metálica. A saída está sendo pelo Maranhão e estamos trabalhando uma estrada vicinal como uma das alternativas”, declarou.

Foto enviada por Whatsapp


 
Comunidades isoladas 
 
Comunidades da zona rural ficaram isoladas após estradas ficarem alagadas por causa da forte chuva. Na PI 247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, o asfalto não resistiu à força da correnteza e acabou abrindo uma cratera, impedindo a passagem de veículos. 

Ao todo, segundo a prefeitura de Uruçuí, 12 comunidades da zona rural estão isoladas após problemas relacionados às estradas de acesso. 
Por meio de nota, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que enviou equipes até o local para verificar a situação e viabilizar os reparos necessários:


 
Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais