Cidadeverde.com

Dados "represados" de Covid prejudicaram o controle da pandemia, afirma pesquisador

Imprimir

A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou nessa quinta-feira (06) os dados represados de casos da Covid-19 no Piauí, devido ao ataque hacker na plataforma e-Sus. O número chegou a mais de 9 mil casos e segundo o pesquisador da Universidade Federal do Piauí, Emídio Matos, a falta de informações prejudicou na tomada de decisões de órgãos do estado.

“Se nós tivéssemos acesso a esses dados, possivelmente os decretos teriam sido diferentes em relação à por exemplo, proibir totalmente festas de réveillon inclusive as privadas. Nós estamos vendo o reflexo das festas de réveillon agora, um número absurdo de casos de gripe e de Covid e nós ficamos totalmente as escuras para orientar para essa tomada de decisão”, destaca o pesquisador.

Ainda de acordo com Emídio Matos, esses novos dados também afetaram a média de móvel de casos e de óbitos. Também segundo ele, não é possível identificar em que período especificamente esses novos casos aconteceram.

“Certamente afetou na média móvel de casos, média móvel de óbitos, também afetou o nosso entendimento sobre a vacinação, porque toda a rede de dados do Ministério da Saúde estava prejudicada. Esses dados, esse número de casos novos aconteceu em que período, após a Expoapi, foram antes do Natal, entre o Natal e Revéillon, a gente não sabe, a gente estava as escuras”, ressalta Emídio Matos.

O pesquisador da UFPI ressalta ainda que esse apagão na plataforma do Ministério da Saúde gerou um prejuízo na elaboração de polícias públicas para controlar a pandemia no Piauí.

“De fato tem um prejuízo imenso na tomada de decisão, na elaboração de políticas públicas para mitigar, controlar a pandemia no nosso estado”, finaliza o pesquisador.

De acordo com o boletim divulgado pela Sesapi nessa quinta-feira (06), os números represados correspondem ao período que vai de 11 de outubro de 2021 até o dia 06 de janeiro de 2022. Dos 9.660 casos confirmados, 5.569 são mulheres e 4.091 são homens com idades que variam de 01 a 99 anos.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais