Cidadeverde.com

"Conseguimos salvar muitas vidas", diz superintendente após um ano de vacinação

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Nesse 18 de janeiro, há um ano atrás, em 2021, o Piauí dava início a vacinação contra a Covid-19 durante uma solenidade marcada por muita emoção. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, a vacinação conseguiu salvar muitas vidas durante esses meses. 

"Ao longo desse tempo vimos muitos piauienses infelizmente perderem suas vidas, vimos muitas pessoas estarem em situações críticas nos nossos hospitais, mais ao longo deste ano também conseguimos salvar muitas vidas", ressalta Herlon Guimarães

O primeiro vacinado do estado foi o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, 75 anos, após ele, outros cinco profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam a dose do imunizante. 

Um ano depois, o Piauí avançou bastante na vacinação e já está com 75,77% da população vacinada com as duas doses ou dose única dos imunizantes disponíveis contra a Covid, segundo os dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desta segunda-feira (18). Ao todo, o estado já aplicou 5.637.788 doses nos piauienses. 

"A população entendeu o nosso chamado, procurou as nossas unidades de saúde, fizeram também a sua parte, como continuam fazendo e o que queremos da população é exatamente isso, é extramente importante", acrescenta o superintendente. 

De lá pra cá, o estado também iniciou outra campanha de vacinação, a da dose de reforço para adultos acima de 18 anos, após orientações do Ministério da Saúde. A aplicação começou em setembro e atualmente, 12,52% da população está vacinada com o reforço.

Apesar do avanço durante esse primeiro ano de vacinação contra a Covid, Hérlon Guimarães alerta ainda sobre a continuidade das medidas de proteção como o uso de máscaras e distanciamento. 

"O Piauí está em segundo lugar do país que mais vacinaçou sua população, mas também não podemos relaxar, temos ainda que manter as regras sanitárias, com utilização de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento quando necessário", alerta. 

Novamente, neste 18 de janeiro, Teresina marca uma nova etapa da vacinação contra a Covid, dessa vez com o início da imunização de crianças de cinco a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente.  

Nesse último sábado (15), o pequeno Marcos Vinícius da Silva Santos, de 7 anos, foi a primeira criança imunizada do Piauí em uma cerimônia simbólica no município de Piripiri, a 157 quilômetros da capital.

Nessa nova campanha de imunização, segundo a Sesapi, devem receber a versão pediátrica do imunizante Pfizer/Comirnaty mais 331 mil crianças de 5 a 11 anos em todo o Piauí. A previsão também é da chegada de um novo lote com 20.200 doses da Pfizer às 17h50 de hoje (18), no aereporto de Teresina. 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais