Cidadeverde.com
Geral

Novo lote de vacinas pediátricas chega ao Piauí e municípios já vacinam crianças

Imprimir

Foto: divulgação Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu uma nova remessa de vacinas pediátricas nesta terça-feira (18). São mais 20.200 doses da vacina Pfizer que chegaram para imunizar crianças de 05 a 11 anos contra a Covid-19 no Piauí. 

As primeiras doses para esse público chegaram ao estado na última sexta-feira (14), e já estão nos municípios. Esta remessa também conta com 104 mil doses de reforço da Pfizer para a população acima de 18 anos. 

O secretário Florentino Neto lembra que o Piauí foi o segundo estado a pedir urgência na aprovação da vacina para esse público junto a Anvisa. 

“Com as vacinas chegando e sendo aplicadas pelas secretarias municipais, queremos pedir aos pais que não percam a oportunidade de imunizar seus filhos”, destacou o gestor.

O secretário reforça que a Sesapi distribui as doses que recebe do Ministério, mas a aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras municipais. Cidades como Piriripi, Alto Longa, Jatobá do Piauí, Sao Pedro e Teresina já  iniciaram a aplicação das doses. Outros municípios esperam a conclusão do treinamento que está sendo realizado pela Sesapi, por regionais, para iniciar a vacinação, ainda esta semana. 

O vacin^Pmetro da Secretaria de Saúde foi atualizado e já dispõe de uma janela exclusiva para registro das doses pediátricas. As secretarias municipais devem registar a aplicação das doses nas plataformas da Sesapi e do Ministério da Saúde. 

“É isso que permite acompanhar a evolução da vacinação em cada município e estado. Não basta aplicar, tem que registrar as vacinas” destaca o secretário. 

A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças nesta faixa etária no Piauí. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante utilizado é da Pfizer, e deve ser aplicado com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e segunda dose.

Da Redação
[email protected]

Imprimir