Cidadeverde.com
Geral

Santa Maria e Angelim foram os bairros mais violentos de Teresina em 2021; veja ranking

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Os bairros Santa Maria e Angelim, localizados respectivamente nas zonas Norte e Sul de Teresina, foram os bairros da capital com a maior quantidade de mortes violentas intencionais, as chamadas MVIs, registradas em 2021.

Segundo os dados estatísticos preliminares da criminalidade do ano passado, divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança do Piauí (SSP-PI), na última quinta-feira (20), foram contabilizados 18 assassinatos no Santa Maria e 17 no Angelim.

O balanço feito pela SSP-PI constatou que mais de 52% destas mortes violentas  se concentraram em 18 bairros da zona Urbana teresinense, enquanto em áreas urbanas a quantidade total de vítimas foi de 26. 

Confira o ranking dos 10 bairros mais violentos de Teresina:

  1. Santa Maria (zona Norte) - 18 mortes
  2. Angelim (zona Sul) - 17 mortes
  3. Itararé (Sudeste) - 14 mortes
  4. Pedra Mole (zona Leste) - 14 mortes
  5. Centro - 9 mortes
  6. São Joaquim (zona Norte) - 9 mortes
  7. Lourival Parente (zona Sul) - 8 mortes
  8. Mocambinho (zona Norte) - 8 mortes
  9. Parque Brasil (zona Norte) - 8 mortes
  10. Promorar (zona Sul) - 8 mortes

Os dados também mostram que, se comparado com 2020, houve crescimento de quase 13% da violência na capital em todo o ano passado. A principal ocorrência foram os homicídios, um total de 322 casos, que corresponde a uma alta de 16% no mesmo período.

De acordo com Rubens Pereira, secretário estadual de Segurança Pública, este cenário visto em Teresina é observado em todo o estado, resultado de uma “realidade social” em decorrência da disputa pelo tráfico de entorpecentes. 

"Montamos algumas estratégias para isso que já estamos recebendo os resultados agora no início de janeiro, que essas mortes violentas intencionais já estão apresentando redução, acreditamos que muito por conta desse enfrentamento às organizações criminosas”

Só nos 16 primeiros dias de 2022 o Piauí já registrou 28 assassinatos, dez deles na capital. No mesmo período do ano passado, foram 37 mortes violentas contabilizadas em todo o estado, 14 em Teresina, segundo aponta o relatório da SPP-PI.

Breno Moreno
[email protected]

Imprimir