Cidadeverde.com

73% dos brasileiros pretendem continuar fazendo terapia em 2022, diz pesquisa

Imprimir

Foto: Roberta Aline




A pandemia levou muitas pessoas a procurarem um psicólogo pela primeira vez. Segundo levantamento da Fepo Psicólogos, startup digital, cerca de 73% das pessoas que atualmente realizam atendimentos com um psicólogo pretendem continuar fazendo terapia em 2022. 

A pesquisa revela ainda que a maior parte dos atendimentos ainda está concentrada na região sudeste (51,6%), seguido da região sul (21,5%), nordeste (12,9%), norte (7,4%) e centro-oeste (6,6%). O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking entre os países que mais sofrem com problemas psicológicos durante a pandemia, de acordo com o Instituto Ipsos. 

 
O que faz as pessoas procurarem terapia?

Em 2019 quase 10% dos brasileiros já conviviam diariamente com ansiedade, o maior índice registrado no mundo. “Os cuidados necessários com a saúde mental é uma das consequências causadas, pois a pandemia fez com que as pessoas se sentissem cada vez mais sozinhas, desencadeando doenças que precisam de muita atenção, como a ansiedade e depressão”, comenta Felipe Laccelva, responsável pelo levantamento. 

Dados da pesquisa também apontam que 47% dos entrevistados procuraram ajuda profissional para cuidar do emocional ou tratar de alguma doença mental. Durante a pandemia, o Ministério da Saúde fez uma consulta e constatou que a ansiedade foi o transtorno mais presente entre a população brasileira.

Veja três principais razões que levam as pessoas a procurarem ajuda: 

-Dificuldade em se relacionar com um ente querido;

-Sentimento de solidão;

-Morte de um ente querido;


Quais benefícios?

A terapia não é indicada apenas em casos de depressão profunda, transtornos graves ou de dores muito agudas. Algumas pessoas têm dificuldade em falar abertamente com alguém próximo, então ter o auxílio de um especialista é uma prática que se revela proveitosa para qualquer indivíduo. 

Confira a lista de benefícios: 

-Confiança;
-Autoconhecimento;
-Segurança nas decisões; 
-Autoestima;
-Superação de conflitos.

A pesquisa ainda indica que 75% das pessoas que decidem fazer terapia, fazem por escolha própria, ou seja, sem influência de amigos, familiares ou recomendação médica.

 

Veja mais novidades no instagram @vidasaudavelnacv .
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais