Cidadeverde.com

Prefeituras suspendem atendimento presencial e relatam escassez de testes para covid-19

Imprimir

Após gestores e servidores públicos testarem positivo para a covid-19, que acabam se afastando das suas atividades funcionais por conta da doença, prefeituras de diversos municípios piauienses estão suspendendo o atendimento presencial das repartições ao público para evitar a transmissão do vírus nesses ambientes 

Na cidade de Belém do Piauí, a prefeitura editou um decreto suspendendo todas as atividades presenciais na sede do governo municipal até o dia 31 de janeiro. A decisão foi tomada depois que ao menos 20 funcionários foram diagnosticados com a doença. Até lá, os serviços serão prestados exclusivamente de forma telepresencial. 

Caso semelhante também ocorre em Teresina, onde a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad)  Norte comunicou a implantação do serviço remoto após 25 servidores testarem positivo para a covid-19. A pasta, no entanto, definiu o rodízio de funcionários para a resolução de demandas necessariamente presenciais. 

Outro exemplo é Aroazes e Picos onde, respectivamente, o prefeito Manoel Portela (PTB) e o vice, Adalberto Sousa (SD), e o secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, foram diagnosticados com a doença. Apesar disso, o serviço público nestes municípios não sofreu alterações e permanecem com atendimentos presenciais.

O Cidadeverde.com tentou contato com Associação Piauiense de Municípios (APPM), para saber se a entidade faz o monitoramento dessa situação e se há um quantitativo de cidades em situação semelhante, mas o presidente do grupo e prefeito de Francinópolis, Paulo César (PP), não atendeu nossas ligações.

Faltam testes

Além da suspensão das atividades, o prefeito de Belém do Piauí, Ademar de Carvalho (MDB), disse à TV Cidade Verde que outro problema na cidade é o baixo estoque de testes para covid-19 disponíveis para os servidores públicos e a população em geral. 

"A situação não é fácil. Foram comprados poucos, cerca de 100 testes, e agora já estão acabando. Estamos vendo onde vamos encontrar mais testes, vamos acompanhar para tentar diminuir e ver como fica nesses próximos dias. Estamos acompanhando rigorosamente para tentarmos controlar essa doença”, afirmou o gestor.

Fonte: Arquivo/Cidadeverde.com

Em Simões, onde as atividades presenciais na sede do governo municipal foram suspensas após o prefeito Zé Ulisses (PP) e a vice, Claudeir Feitosa (PSD), quatro secretários e nove funcionários da prefeitura positivarem para a doença, também faltam insumos para testar a população.

Sem o item, a testagem precisou ser reduzida a grupos prioritários, como idosos, deficientes e acamados. “Devido a escassez de testes, que não é só na cidade de Simões mas em todo o estado do Piauí e no Brasil, recomendamos às pessoas que estiverem sintomáticas procurarem o hospital para serem avaliadas e receberem a avaliação médica”, pediu Zé Ulisses.

A reportagem também procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para esclarecimento quanto a distribuição de testes para estes e outros municípios, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais