Cidadeverde.com

Covid faz Sesapi suspender atendimentos e cirurgias eletivas a partir de segunda (31)

Imprimir

Foto: HGV

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou, na tarde desta sexta-feira (28), que vai suspender as cirurgias eletivas a partir da segunda-feira, dia 31 de janeiro. Os atendimentos ambulatoriais também serão interrompidos. O órgão alegou a alta de positividade da covid-19 no Piauí. A medida vale até o dia 11 de fevereiro.

Segundo a Sesapi, a taxa de positividade para Covid-19 no Piauí teve um crescimento de 76,3% em relação ao mesmo período de 2021. A taxa de positividade é obtida através de dados coletados junto ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) e o Grupo de Pesquisa de Análise em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Ainda de acordo com a pasta da Saúde, a suspensão das cirurgias também considerou o aumento da ocupação de leitos covid nos hospitais estaduais no período de 01 a 27/01/2022. As internações em UTIs cresceram 70%, sendo na região do litoral aumento de 71%; na região Entre Rios, 85%, considerado acima da média.

De acordo com o secretário de saúde, Florentino Neto, alguns atendimentos serão mantidos. “Vamos manter o atendimento em ambulatório das gestantes de alto risco na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER); cirurgias neurológicas, oncológicas, cardiológicas, de urgência e emergência de pacientes internos e da regulação”, afirma o gestor.

A diretora da Diretoria de Unidade de Descentralização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, assegura que nenhum paciente será prejudicado. “Essa medida emergencial é para evitar o aumento dos casos, principalmente por termos profissionais se afastando por estarem com síndromes gripais ou covid. Quando retomarmos as cirurgias, os pacientes que estão na fila serão atendidos normalmente”, conclui.

Com informações da Sesapi
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais