Cidadeverde.com

Salipi trará o polêmico autor da biografia do "Rei" Roberto

Imprimir
Os organizadores do sétimo Salão do Livro do Piauí realizaram coquetel na noite desta quinta-feira (16) na Cookies Eventos e anunciaram as novidades da edição de 2009. Aliás, do local até a data, tudo é novo no maior evento literário do Estado, que vai discutir temas como a literatura afro e a reforma ortográfica. Com a reforma do Centro de Convenções, o evento será no complexo cultural da Praça Pedro II, com um dia a mais que os anos anteriores.
 

 
De 8 a 14 de junho, palestrantes internacionais vão participar do Salão, como o cubano Senel Paz e a angolana Isabel Ferreira. Também forma confirmados o paranaense Laurentino Gomes, autor de 1808; o ensaísta José Castello; os cariocas Arnaldo Bloch, Marcelo Trigo, e Zuenir Ventura; o professor José de Nicola; a cantora maranhense Rita Ribeiro; a cantora piauiense Patrícia Mellody; e o poeta e ensaísta Carlos Nejar.
 
Também foi anunciado o nome de Paulo César de Araújo, polêmico autor da biografia sobre Roberto Carlos, que lhe rendeu processos por conta de informações contestadas pelo "Rei".
 

Para discutir a reforma ortográfica, entre os convidados está Evanildo Bechara, um dos coordenadores das mudanças implementadas na língua portuguesa.
 

 
Novidades de 2009
Pelo novo local, a expectativa é de 200 mil pessoas. Pela primeira vez, a homenageada é uma mulher, a poetisa piauiense Alvina Garneiro. O Salipi ainda irá lembrar os 100 anos de morte de Euclides da Cunha, e o cinquentenário de morte do compositor Heitor Villa-Lobos.
 
Na solenidade de lançamento, Cineas Santos, hoje presidente da Fundação Cultura Monsenhor Chaves, e Wellington Soares, coordenador de comunicação do Estado, se juntaram aos professores Nilson Ferreira e Luís Romero para confirmar a realização do evento, mesmo com a saída dos dois hoje gestores públicos. Cineas brincou, e disse que por ser espaçoso, todos pensam que ele é dono do Salipi, mas garantiu a continuidade e crescimento do evento.
 
A concorrida solenidade tem a presença do escritor Assis Brasil, da presidente da Fundac, Sônia Terra; do deputado federal Nazareno Fonteles (PT); Marcelino Fonteles, diretor da ADH; deputado estadual João de Deus (PT); Albert Piauí, presidente da Fundação Nacional de Humor; e Hebert Miura, presidente do Setut, além de vários publicitários e 
jornalistas.
 
Yala Sena (flash da Cookies Eventos)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: