Cidadeverde.com

Strans ordena aumento de frota de ônibus, mas Setut reage e diz que só se houver demanda

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), informou nessa quarta-feira (02), que no momento, a frota operante é suficiente para cobrir a demanda e que só haverá aumento da quantidade de ônibus, se for verificado aumento de passageiros. O comunicado vai contra a determinação da nova ordem de serviço de 250 ônibus, emitida pela Superitendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). 

“Nesse momento, a frota operante na cidade ela é suficiente para cobrir a demanda, obviamente que se houver alguma necessidade, algum aumento de passageiros transportados considerado, essa frota poderá ser aumentada”, explica o coordenador técnico do Setut, Vinicius Rufino.

Nessa terça-feira (1º), a (Strans) anunciou uma nova ordem de serviço, com 250 ônibus circulando pelas zonas de Teresina, devido o retorno do período letivo com aulas presenciais. Segundo a Strans, atualmente, a frota conta com apenas com 182 ônibus em funcionamento.

Vinícius Rufino acrescentou ainda que o município tem autonomia de aumentar a frota, mesmo que não haja aumento de passageiros, mas que o órgão deverá pagar pelo custo adicional às operadoras de ônibus.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

“Por outro lado, o município tem o direito e tem o poder de aumentar essa frota, caso ele opte por isso, independente da quantidade de passageiros, da quantidade de arrecadação aumentada, ele deve fazer uma cobertura do custo adicional antecipadamente para as operadoras, para que essas operadoras possam ter condição de colocar essa frota na rua”, ressalta o coordenador.

De acordo com o gerente de planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, a nova ordem de serviço deve operar a partir do dia 7 de fevereiro.

“Nós fizemos um estudo e esse estudo foi homogêneo para todas as zonas, fazendo esse levantamento das escolas que vão retornar e também das universidades Federal e Estadual. Então, fizemos um reforço maior na frota de ônibus desses locais. Com isso foi determinada essa ordem de serviço que vai ser circulada a partir do dia 7 de fevereiro e nós esperamos que as empresas cumpram”, complementa Felipe Leal.

Confira nota do Setut na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que detém frota suficiente para atender a demanda de passageiros. Caso ocorra aumento de demanda, a frota também aumentará. Contudo, importante salientar que mesmo não havendo demanda que justifique aumento de frota, o poder público poderá pagar para que sejam colocados mais ônibus à disposição dos passageiros.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais