Cidadeverde.com

Ômicron duplicou média de casos diários de Covid, diz coordenador de Comitê Científico do NE

Imprimir

O novo cenário de aumento de novos casos de Covid-19 em 2022 já é pior que o registrado em 2021, é o que avalia o coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Sérgio Resende, que recentemente assinou um boletim epidemiológico alertando para a necessidade da adoção de uma série de restrições para conter o avanço do vírus.

O especialista explica que, quanto Europa e Estados Unidos estão saindo de uma 4ª onda, o Brasil vive hoje a sua “3ª onda” da doença, provocada principalmente pela variante ômicron, quatro vezes mais transmissível que a cepa anterior, a delta, responsável pela pelo pior momento da pandemia no ano passado.

“O Brasil está vivendo uma terceira onda da Covid muito séria [...] Ocorre que essa nova onda, que o Brasil ainda não atingiu o pico, já produziu um número de casos que já é duas vezes maior do que tivemos em julho do ano passado, quando tínhamos 70 mil casos por dia em média, agora já temos 180 mil”, afirmou Resende.

Dentre as orientações, o comitê sugeriu que estados e municípios cancelem o feriado de carnaval e proíbam a realização de festas privadas que gerem aglomerações. Além disso, o órgão também recomendou a intensificação da vacinação contra a Covid-19, além da manutenção dos cuidados higiênicos, como uso de máscara e álcool em gel.

Antes mesmo deste boletim, o Governo do Piauí já havia decretado a não realização de eventos e festas carnavalescas em todo o estado, tanto pela iniciativa privada como pelo poder público. Após a decisão, ao menos 13 prefeituras haviam editado normas semelhantes em seus respectivos municípios.

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais