Cidadeverde.com

Casa Branca considera envio de mais tropas ao Leste Europeu: 'é uma possibilidade'

Imprimir

Porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki afirmou nesta segunda-feira, 7, que o envio de mais tropas americanas ao Leste Europeu "é uma possibilidade", mas ressaltou que os Estados Unidos preferem uma "solução diplomática" nas tensões atuais com a Rússia. "A decisão cabe a Putin", disse ela, referindo-se ao presidente Vladimir Putin, que concentrou tropas russas na fronteira com a Ucrânia, o que faz potências europeias temerem uma invasão militar.

No dia em que o presidente Joe Biden recebe o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, a porta-voz disse que há sintonia entre os dois países para lidar com o tema. Segundo ela, caso a Rússia invada a Ucrânia, o gasoduto Nord Stream 2 "não irá adiante". O projeto que pretende enviar gás russo à Alemanha ainda não está em operação, por depender para isso do aval dos alemães.

Segundo Psaki, os EUA possuem um pacote de sanções econômicas com "consequências significativas" preparadas em caso de invasão russa. As sanções americanas não são idênticas às de outros países, mas há coordenação sobre o tema, garantiu. A porta-voz disse que Biden tem falado com vários líderes para coordenar sua resposta e lembrou que há contatos diplomáticos com os russos.

Psaki também comentou o caso da China. Ela lembrou que os EUA decidiram não enviar uma representação diplomática aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, por causa de "abusos aos direitos humanos" ocorridos em Xinjiang e em outras regiões da China. Ela comentou que o fato de uma esquiadora representante da minoria uigur ter acendido a pira olímpica. Segundo a porta-voz, isso "não pode ser uma distração dos abusos aos direitos humanos, ao genocídio" no país.

Em outro momento da coletiva, Psaki defendeu as credenciais de Sarah Bloom Raskin para ocupar a vice-presidência de supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Após a sabatina ocorrida no dia 3, o nome de Raskin deve ser votado pelos senadores.
 
Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais