Cidadeverde.com

Pesquisa da UFPI sobre covid-19 visitará 4 mil domicílios no Piauí

Imprimir

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão iniciar um inquérito domiciliar sobre covid-19 em municípios piauienses. A amostra será de 4 mil pessoas com domicílios sorteados em Teresina, Parnaíba e mais 44 cidades.

Durante os trabalhos, serão coletados dados sobre o inquérito sorológico de infecção pelo novo coronavírus, além de informações sobre fatores socioeconômicos. 

A equipe da pesquisa é coordenada pelo Professor Márcio Mascarenhas, e conta com a participação de pesquisadores da UFPI e mestrandos. A pesquisa também conta com anuência da Secretaria Estadual de Saúde, Cosems-PI e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI.

“Nós vamos realizar cerca de 4 mil entrevistas, coleta de sangue e realização de teste rápidos nos moradores presentes nas casas sorteadas. Essa pesquisa traz uma abordagem mais representativa das diferentes cidades do Piauí, na qual nós podemos identificar, além dos marcadores de contaminação pelo vírus, associar esses resultados com aspectos sociais e econômicos”, destacou o professor Márcio Mascarenhas. 

Os trabalhos da pesquisa devem ser iniciados na próxima segunda-feira. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais