Cidadeverde.com

Governo Federal reconhece situação de emergência em Regeneração

Imprimir

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Regeneração, por conta das fortes chuvas que atingiram o município no final do ano passado. A portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinada pela Secretaria da Nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (10).

A medida atende uma solicitação do prefeito, Seu Dua, que, em entrevista ao Cidadeverde.com no mês passado, mencionou os diversos estragos causados pela chuva na cidade. “Fizemos o decreto de emergência para conseguir ajuda do governo federal para repararmos as estradas da cidade que ficaram bastante danificadas, pois não temos essa condição no momento”, explicou na ocasião.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

De acordo com o MDR, a solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Além de Regeneração, Teresina é outra cidade piauiense que já teve situação de emergência reconhecida pelas autoridades nacionais, onde atualmente contabiliza mais de 600 famílias desabrigadas. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais