Cidadeverde.com

Prefeita de Timon anuncia licitação para contratação de nova empresa de ônibus

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2022-02-11_at_10_45_45.jpeg Renato Andrade/ Cidade Verde
  • WhatsApp_Image_2022-02-11_at_10_45_43.jpeg Renato Andrade/ Cidade Verde
  • WhatsApp_Image_2022-02-11_at_10_45_41.jpeg Renato Andrade/ Cidade Verde
  • WhatsApp_Image_2022-02-11_at_10_45_41_(1).jpeg Renato Andrade/ Cidade Verde
  • WhatsApp_Image_2022-02-11_at_10_45_39.jpeg Renato Andrade/ Cidade Verde

A prefeita de Timon, Dinair Veloso (PSB), anunciou na manhã desta sexta-feira (11) que está ja em fase licitação o processo para a contratação de uma nova empresa que assumirá as linhas antes feitas pela empresa Dois Irmãos, que decretou falência em novembro de 2021. 

Dinair Veloso adiantou que aguarda a realização de uma audiência pública, marcada para o próximo dia 17, para dar início a elaboração do edital da licitação. 

“Houve uma concessão temporariamente para que a Timon City fizesse as linhas da empresa que faliu, até que a Prefeitura pudesse através do consórcio, realizar essa nova licitação. O próximo passa agora é a questão da licitação e com certeza vamos melhorar a questão do transporte e do aumento de linha”, explicou. 

Licitação

O diretor do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (Cimu), João Batista Pontes havia explicado, anteriormente, ao portal Cidade Verde, que a empresa que ganhar a licitação poderá gerir o sistema por até 15 anos.

Ele frisou que o processo licitatório será aberto para empresas de todo o país. A licitação será para dois lotes. Segundo João Batista, a frota de ônibus poderá sair de 22 veículos para cerca de 45 a 50 ônibus. 

Em Timon, atuavam apenas duas empresas. A Dois Irmãos que faliu e a Timon City que atua com 15 ônibus.  

Assinatura de contrato 

A prefeita de Timon esteve reunida nesta manhã com o prefeito Dr. Pessoa (MDB) no Palácio da Cidade, em Teresina. No encontro, os gestores realizaram a assinatura para renovação do contrato do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU). 

Na reunião, Dr. Pessoa e Dinair Veloso debateram sobre o rateio e a definição de regras e recursos para a manutenção do CIMU. 

Após a homologação do CIMU na esfera federal, a competência pela gestão, planejamento, fiscalização e regulamentação do transporte público urbano entre Teresina e Timon passará a ser de responsabilidade das suas respectivas gestões municipais. A expectativa é que a assinatura do contrato acelere a implantação de melhorias no sistema.

Uma segunda agenda entre os gestores tratou sobre a regulação de pacientes para serviços de alta complexidade e oconlogia entre Teresina e Timon. O serviço estava suspenso desde janeiro e os gestores trataram sobre a retomada dos atendimentos. 

“O SUS é universalizado. Ele tem que atender bem Teresina e Timon. Mas tem que arcar com as despesas, é o que vamos trabalhar. Não pode ficar nem Teresina ficar mandando excesso de doentes para o estado do Maranhão e nem o Maranhão e Timon mandando excesso para cá”, explicou o Dr. Pessoa sobre a reunião.

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais