Cidadeverde.com

Veja a previsão do tempo para o final de semana no Piauí

Imprimir

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, através da Gerência de Hidrometeorologia, divulgou o boletim referente à previsão do tempo para este final de semana.

Neste sábado e domingo, a previsão é de chuva em quase todo o Estado, principalmente nas cidades de Barras, São Raimundo Nonato, Valença e Santa Filomena. O alerta vale também para as cidades de Teresina, Esperantina e Parnaíba. A temperatura mínima é de 23º c e a máxima prevista é de 33º C.  “As áreas de instabilidade mantêm as condições de pancadas de chuvas fortes na região centro-Norte do Estado”, enfatiza o Diretor de Recursos Hídricos da SEMAR, Milciades Gadelha.
 

Ele acrescenta que continua o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. “As pessoas devem evitar contatos com ferro, metais, proximidade com janelas, estacionar debaixo de árvores, ligar equipamentos eletroeletrônicos, dentre outros cuidados”, ressalta.

O meteorologista Mainar Medeiros informa que as altas formações de linhas de instabilidades e aglomerados convectivos causadas pelos movimentos verticais ascendentes (subida do ar) e auxiliados pelos ventos alísios de Norte conjuntamente com as variabilidades das Zonas de Convergência intertropical (ZCIT) e da Convergência do Atlântico Sul (ZCAT) , estão provocando o aumento das nebulosidades e causando chuvas de moderada a forte em áreas das regiões Norte e central do Estado.

“Pelos levantamentos da SEMAR, já foram registradas chuvas de intensidades moderadas a fortes com durações de tempo superiores a cinco horas de chuvas continuas  no município de Valença do Piauí. “Estas chuvas foram seguidas de altas intensidades de descargas elétricas (relâmpagos e trovões)”, informa.

Observações e informações recebidas, através dos regionais administrativos da SEMAR e EMATER-PI, revelam que as intensidades das chuvas ocorridas desde o inicio da semana superaram as expectativas e os volumes esperados para o mês e ano civil.

Os elementos meteorológicos como temperaturas extremas (máximas e mínimas) entre as climatológicas (33/17ºC), a umidade relativa do ar superior em média os 70,0%, as oscilações da pressão atmosféricas praticamente fluíram entre a normalidade e com predominância de um centro de baixa pressão onde deixaram o tempo com ocorrências de chuvas esparsas.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: