Cidadeverde.com

Setut questiona projeto que transfere bilhetagem para o comando da Eturb

Imprimir

Empresários do transporte público de Teresina questionam o projeto que transfere a gestão da bilhetagem eletrônica para o comando da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb).  A mudança faz parte da minirreforma administrativa, aprovada ontem, em primeira votação, na Câmara Municipal. 

A transferência da gestão da bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETUT) para Eturb é um dos pontos do acordo firmado em outubro do ano passado entre empresários e o Palácio da Cidade. O projeto que tramita na Câmara determina que a Eturb passará a ficar responsável pela gestão e comercialização da bilhetagem. 

O Setut, porém, defende que o município deve assumir somente a gestão operacional, deixando as empresas responsáveis pela emissão e comercialização dos bilhetes, ao contrário do que está estabelecido no projeto aprovado em primeira votação no legislativo municipal. 

“Uma coisa muito importante é que a comercialização do vale transporte não está no acordo que foi firmado. É algo que precisa ser olhado com bastante atenção pela população, porque há um desmantelo ainda maior do transporte público”, afirmou a advogada Naiara Moraes, consultora jurídica do Setut. 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

 

Os empresários ainda destacam que pretendem judicializar a questão, caso o ponto de impasse não seja modificado na redação final do projeto que tramita na Câmara Municipal. “Se não houver uma modificação de entendimento, com certeza haverá judicialização”, disse Naiara. 

Além de questionarem a viabilidade administrativa da Eturb para gerenciar o sistema, os empresários dizem ainda que poderão sofrer prejuízos, caso deixem de receber os recursos das passagens pagas pelos usuários diariamente. 

Procurada, a Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb) informou, através de sua assessoria de comunicação, que ainda não vai se manifestar sobre a situação.

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais