Cidadeverde.com

Sesapi estuda novo aumento do número de leitos UTI após crescimento da ocupação

Imprimir

Após o aumento do número de casos de covid-19 nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde estuda ampliar mais uma vez a quantidade de leitos de UTI destinados aos pacientes com a doença. Atualmente, são 193 leitos disponíveis e a taxa de ocupação já é de 76%. O último aumento do número de leitos foi anunciado no final do mês de janeiro

Pelo menos sete hospitais registraram 100% de ocupação nos leitos nos últimos dias, segundo dados do boletim de leitos divulgado pela Sesapi. 

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, a equipe técnica da pasta já estuda a possibilidade de ampliar o número de leitos para garantir atendimento à demanda nos hospitais. 

“Em todas as oportunidades que nós passamos por essas ondas, sempre fomos ampliando e organizando o serviço de forma que a atender à necessidade que se apresenta. Temos um plano de contingência que permite que a gente possa continuar a ampliação de leitos”, destacou o secretário. 

Florentino Neto também afirmou que, além de equipamentos, a Sesapi também vai buscar profissionais para possibilitar a ampliação do número de leitos nos hospitais da rede estadual de saúde. 

“O leito não é composto só de equipamentos. Temos um conjunto de pessoas que trabalham para dar assistência ao paciente nos leitos de UTI. São profissionais que nos ajudam. Temos feitos as ampliações onde é necessário, no momento em que a luz vermelha se acende”, destacou. 

O secretário de Saúde disse ainda que, em todo o Piauí, a maior parte dos pacientes internados é composta por pessoas que não tomaram a vacina ou que estão com o esquema vacinal incompleto, ou seja, não retornaram para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. 

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais