Cidadeverde.com

Wellington Dias entrega títulos de propriedades de terras em Colônia do Gurguéia

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/CCom


O governador Wellington Dias fez a entrega solene, nesta sexta-feira (18), dos títulos de terra para os trabalhadores da agricultora familiar do assentamento Nossa Senhora de Fátima, no município de Colônia do Gurguéia. Com a política de doação de terras, em acordo com a Lei Estadual N. 7.294/2019, o Governo do Piauí beneficia mais 104 famílias de pequenos agricultores do munícipio.

Os Títulos de Propriedade de Terra entregues se somam aos 488 também entregues em agosto de 2020, beneficiando mais 592 famílias de Nossa Senhora de Fátima e de Aliança do Gurguéia, no mesmo município.

Todo o processo de regularização fundiária foi desenvolvido pelo Instituto de Terras (Interpi), em parcerias estratégicas, como o cartório da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente e o programa PRO Piauí, dentre outras.

Para Wellington Dias, o trabalho de regularização fundiária é fundamental para garantir o direito do pequeno agricultor e sua família de viver e trabalhar de forma assegurada e legalizada, uma vez que, com o Título de Propriedade de suas terras em seu nome e em suas mãos, ele tem a segurança jurídica e maior condição de buscar investimentos e créditos para produzir.

Presente ao evento de entrega dos documentos de propriedade de terra, a ex-prefeita e atual coordenadora regional do PRO Piauí, Doquinha, expressou sua satisfação em testemunhar a concretização do sonho da terra própria e regularizada para os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar no município no qual nasceu e do qual já foi gestora.

“Hoje é um dia especial para mim como coordenadora regional do maior programa de investimentos do Piauí. Colônia do Gurguéia é minha terra natal e aqui é um sonho dos moradores da comunidade Aliança que o governador Wellington Dias conseguiu realizar e ainda entregar os títulos de terra desse povo, que há mais de 40 anos esperava”, frisou.

A comitiva do Governo do Estado na região sul foi integrada ainda pelos parlamentares Francisco Costa, Merlong Solano, Rejane Dias e Marcelo Castro, e os gestores Castro Neto (diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem), Ellen Gera (Secretário de Educação), Clarencida Jesuíno (diretora Fundiária do Interpi) e do secretário da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles.

Pavimentação

Além da entrega dos documentos de propriedade fundiária, o Governador inaugurou também as obras de pavimentação asfáltica da PI-394, no trecho entre a BR-135 e o município de Colônia do Gurguéia.

“É um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e encurta distância entre o sul do estado, em direção à capital, em 30 km. É uma rodovia integradora, serve para o social e também para fortalecer a economia”, avaliou Wellington Dias.

Outros benefícios foram entregues na região, e de acordo com Rafael Fonteles, eles representam o resultado do Programa PRO Piauí em parcerias com os vários órgãos da administração pública para atender o povo piauiense:

“O governador também autorizou mais de R$ 1 milhão para climatizar as duas escolas estaduais e modernizar toda a estrutura física, mais obras de calçamento, complementação da pavimentação asfáltica e da praça da Praça da Bíblia. É o PRO Piauí chegando forte em Colônia do Gurguéia”, completou Rafael Fonteles.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais