Cidadeverde.com

Doenças causadas por pulgas podem levar felinos a óbito; saiba como prevenir a infestação

Imprimir

Foto: Pixabay




Mais do que uma simples coceira ou incômodo, as pulgas podem representar sério risco à saúde dos gatos. Esses parasitas, que se alimentam do sangue dos felinos, são muito comuns e podem causar danos irreversíveis.

“Conhecido como a doença da pulga em gatos, o ‘micoplasma felino’ é transmitido pela picada de ectoparasitas, que transmitem bactérias. Assim como ocorre na doença do carrapato nos cães, uma vez inserida na corrente sanguínea pelas pulgas infetadas, a bactéria Mycoplasma haemofelis invade e se adere parcialmente à superfície dos glóbulos vermelhos do sangue, causando sua destruição e originando anemias”, explica a veterinária Yolanda Antunes.

Pesquisas mostram que quase 40% dos gatos já sofreram com problemas causados por pulgas, sendo esse um dos maiores desafios enfrentados pelos tutores. “Apesar de menos comentados, os problemas com pulgas em gatos são muito comuns. É preciso atenção dos tutores tanto para prevenir a infestação de pulgas quanto para tratar as doenças com rapidez”, diz Yolanda.

No caso do micoplasma felino, os tutores devem prestar atenção a sintomas como fraqueza, perda de peso extrema, febre e mucosas amarelas. “Percebidos os sintomas é muito importante a procura imediata de um veterinário, pois esses problemas podem levar, por exemplo, à anemia e a outros incômodos que podem ser vitais para os gatos”, esclarece.

A melhor forma de evitar as doenças causadas pelas pulgas é a prevenção. Além da higiene dos gatos, também é preciso promover a limpeza e a higienização do ambiente frequentados pelos gatos, além de roupinhas e caminhas. Também é recomendado o uso de produtos antipulgas.

 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais