Cidadeverde.com

“Parada de respiração” ao dormir? Apneia pode aumentar riscos de problemas cardiovasculares

Imprimir

Foto: Freepik




As apneias do sono são pausas respiratórias por no mínimo 10 segundos durante o sono e quando muito intensas e frequentes, causam a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Dados do Ministério da Saúde mostram que 50% da população brasileira se queixa de sono ruim e aproximadamente 30% da população adulta sofre de apneia do sono.

Segundo o otorrinolaringologista Alexandre Colombini, “esses números são alarmantes e infelizmente a maior parte dos pacientes (entre 85% e 90%) convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono pode aumentar muito a mortalidade e os riscos de problemas cardiovasculares graves como um derrame cerebral ou um infarto agudo do miocárdio”, conta.

Alexandre explica ainda que existe tratamento para ronco e da SAOS, variando de acordo com a gravidade de cada caso. Os procedimentos podem ser feitos desde medidas clínicas até cirurgias, melhorando a qualidade de vida e aumentando a sobrevida dos pacientes.

Há mitos envolvendo essa doença. De acordo com o especialista, nem todos os roncadores tem apneia, porém, o ronco é sinal de alarme para um possível distúrbio do sono associado.

Você sente alguma “parada de respiração” ao dormir? Veja os sintomas da Apneia do Sono:
 

1- Sensação de sufocamento durante o sono;

2- Dor de cabeça matinal;

3-  Acordar no meio da noite para ir ao banheiro;

4- Dificuldade de concentração;

5- Perda de memória;

6- Diminuição do desejo sexual;

7- Irritabilidade;

8- Boca seca ao acordar;

9- Saliva excessiva.
 

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais