Cidadeverde.com
Geral

Delegado intima dono de bar e tenta localizar jovem que fez saudação nazista em Teresina

Imprimir

 

 

O delegado Sebastião Escórcio, titular da Delegacia de Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias abriu inquérto para investigar o jovem filmado em um bar na zona Sul de Teresina fazendo saudação nazista. O dono do bar já foi localizado e intimado para prestar esclarecimentos. 

“Ainda não conseguimos localizar [o jovem que aparece no vídeo]. Mas, abrimos o inquérito policial e intimamos o dono do bar”, ressaltou o delegado Sebastião Escórcio. 

A investigação teve início após a promotora Myriam Lago, da 49ª Promotoria de Justiça, solicitar ao titular da Delegacia de Direitos Humanos que investigasse o jovem por apologia ao nazismo e racismo.

Segundo apurou o Cidadeverde.com, o bar fica localizado próximo à Praça das Palmeiras, no bairro Saci. 

Entenda 

O jovem, ainda não identificado, aparece em um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais em 10 de fevereiro utilizando uma camisa com o símbolo de uma divisão de elite da SS (ala paramilitar do Partido Nazista).

Foto: Reprodução/Twitter

Nas imagens, o jovem é confrontado por outros homens que estavam no bar e indagado do por quê estar usando uma camisa que faz apologia ao nazismo. Como justificativa, o jovem diz que é colecionador da Segunda Guerra Mundial. 

Em outro trecho do vídeo, o jovem começa a fazer a saudação nazista e gritar o nome de Adolf Hitler. Momentos depois puxa uma faca e provoca os homens que estavam no bar antes de ir embora. 

Diante dos fatos e da repercussão do caso, a promotora Myriam Lago solicitou investigação porque, no entendimento da promotora, os fatos gravados podem caracterizar crimes de racismo e apologia ao nazismo. 

Saiba mais: Promotora pede investigação contra jovem que faz saudação a Adolf Hitler 

Qualquer informação sobre o jovem deve ser repassada para a Delegacia de Direitos Humanos do Piauí, através do número (86) 3216-5256. 


 
Nataniel Lima
[email protected] 

Imprimir